O Direito Publico
Por: marciju • 16/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.162 Palavras (5 Páginas) • 244 Visualizações
Questionário de Direito Público
- Diferencie Empresa e Empresário.
Empresa: local onde se prática a atividade de empresa fazendo riquezas.
Empresário: é a pessoa que faz gerar produtos e riquezas como também serviços. Passa a ter personalidade jurídica com seu registro. Diferente do empresário que pratica o comércio sem registro. O comerciante é a pessoa que vive do comercio e não é aquela que esporadicamente vende um outro bem.
- Comente sobre o registro da empresa.
O registro é feito na junta comercial, onde deve conter nome e qualificação dos sócios, o capital a integralizar de cada sócio, a divisão do lucro, espécie e tipo de atividade da empresa, nome fantasia.
No momento em que se registra a empresa, ela passa a ser uma empresa de direito, tendo direito e obrigações.
Obs: toda pessoa desde o momento que nasce tem personalidade, mas no momento que ela registra uma empresa, cria- se uma personalidade jurídica para essa empresa, de modo que a pessoa do sócio não aparece , o que aparece é a empresa como pessoa jurídica que respondera pelo seus atos, é uma capa de proteção em relação aos sócios, pessoas físicas.
Essa proteção cai por terra ,quando os bens não são suficientes para pagar as dividas da empresa e aí entra-se nos bens particulares dos sócios, isto significa despersonificação ou desconsideração da pessoa jurídica.
- O que é direito administrativo?
É o direito que regula, regulamenta as relações do Estado para com o cidadão, do Estado para com as empresas, enfim, do estado para com a sociedade. O estado é representado por seus órgãos e agentes, de modo que cada funcionário do Estado representa o estado no exercício das suas funções.
- Conceitue Direito e relacione Direito com Direto administrativo.
Direito: estuda as normas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade
Direito administrativo: regulamenta as relações do Estado para com o cidadão, do Estado para com as empresas, enfim do Estado para com a sociedade.
- O Direito empresarial visa impor regras em quem?
Em empresas e empresários.
- Relacione estado e direito administrativo.
O Estado é representado por seus órgãos e agentes e cada funcionário do Estado representa o estado e o direito administrativo regula as relações do estado para com o cidadão, empresas e sociedade.
- Cite 5 poderes do Estado:
Poder discricionário
Poder vinculado
Poder disciplinar
Poder hierárquico
Poder regulamentar
- Cite 5 princípios do direito administrativo:
Supremacia do interesse publico
Indisponibilidade do interesse publico
Principio da finalidade publica
Principio da publicidade
Principio da legalidade
- Comente a respeito de alguns princípios do direito administrativo:
Principio da finalidade publica: todo ato administrativo tem uma finalidade publica e o ato só se perfaz se atingir o fim a que se propos.
Principio da legalidade: todo ato deve estar de acordo com a lei.
Supremacia do interesse publico: ele está acima do particular
- Cite e explique os poderes da administração publica:
Poder disciplinar: é o poder que tem os chefes das repartições de disciplinar os seus subordinados.
Poder hierárquico: é o poder que tem o chefe das repartições de impor sobre seus subordinados
Poder vinculado: é o poder que detém o agente de trabalhar só de uma forma, ou seja, só tem um caminho para alcançar a finalidade publica.
Ex: desapropriação e licitação
Desapropriação: é a forma pela qual o Estado tira, desapropria alguém de sua propriedade em prol da coletividade, ele o faz através da indenização.
Licitação: é o meio pelo qual o estado delega poder particular para prestar serviços em seu nome ou fazer obras para isso, deve abrir um edital no diário oficial informando qual é a atividade ou serviço e o que ele quer. O estado escolhera o que for melhor para a sociedade.
- O que vem a ser direito e relacione com direito administrativo, constitucional e estado.
Direito: conjunto de normas e regras que venha normatizar o estado ou a sociedade.
Direito administrativo: É o direito que regula, regulamenta as relações do estado para com o cidadão, do estado para com as empresas e do estado com a sociedade.
Direito constitucional: direito máximo do pais que rege a nação. A carta magna, a lei maior.
Direito do Estado: é um ente do direito publico criado para trabalhar para a sociedade.
- Fale sobre o processo de elaboração de uma lei e enumere as etapas.
Começa com a ideia. A ideia emana do povoe se for um deputado a faze-la a casa dele é onde começara, que é a câmara dos deputados. Após a ideia, ao coloca- la no papel , já vira um projeto lei. Esse projeto será levado a presidência da câmara que o colocara em votação, podendo terminar em veto ou sanção. Sanção é a provação e veto, a negação. Se não for aprovada voltara para a mão de quem fez para que faça a mudança pedida. Após a mudança o projeto retorna a presidência da casa e se sancionada vai ao senado para votações e se não voltar vai para a presidência e se não voltar é sinal que foi sancionada ,aí o presidente assina, e o ato dele assinar chama-se promulgação. Após a promulgação é publicado no diário oficial.
...