O Direito Tributário
Por: diegocfreire • 16/8/2018 • Resenha • 266 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
Questões
1-) Que é isenção (vide anexo I) ?
Resposta: Trata-se uma dispensa legal do pagamento do tributo, ou seja, o ente político tem competência para instituir o tributo, e ao conceder a ISENÇÃO ele opta por dispensar o pagamento em determinadas situações.
Vale ressaltar que o art. 175, I do CTN dispõe que a isenção é uma das formas de exclusão do crédito tributário.
2-) Elaborar quadro comparativo a respeito de: (I) isenção; (II) imunidade; (III) não incidência; (IV) anistia; e (V) remissão.
Isenção: Dispensa legal do pagamento do tributo (exercício de competência);
Imunidade: Norma constitucional amputa competência, impedindo a incidência (delimitação de competência).
Não incidência: Situações em que um fato não é alcançado pela regra de tributação (ente não possui competência para tributar determinado fato ou se possui não exerce).
Anistia: Perdão legal de infrações, acarretando a proibição de lançamento de penalidades pecuniárias.
Remissão: Trata-se de dispensa gratuita da dívida, feita pelo credor em face do devedor, sendo que no Direito Tributário necessita de lei específica em virtude do Princípio da Indisponibilidade do Patrimônio Público.
3-)A expressão “crédito tributário” utilizado no art. 175do CTN tem o mesmo conteúdo de significação para a isenção e para a anistia? Justificar.
Resposta: E expressão “crédito tributário” utilizado no art. 175 CTN não possuem o mesmo significado.
No art. 175, I, CTN (isenção) a expressão exclui o crédito tributário relativo ao TRIBUTO, já no art. 175, II, CTN (anistia) a exclusão abarca apenas à PENALIDADE PECUNIÁRIA.
Vale ressaltar o comentário do Ilustre Professor Paulo Barros de Carvalho: que existe certa desordem de conceitos, uma vez que o legislador reuniu o crédito tributo e o crédito penalidade fiscal em uma expressão.
...