O Estado em Direito Internacional
Por: malcadu • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 427 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direito Internacional Público
Aula-tema 03: O Estado em Direito Internacional
NOME | Tânia Mara Valentim |
RA | 3708628169 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
São José/ 2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direito Internacional Público
Aula-tema 03: O Estado em Direito Internacional
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Direito Internacional Público apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (nome completo). Camila Neves Gonzalvez
Anhanguera Educacional
São José/ 2015
Estado é o ‘ agrupamento humano, estabelecido permanentemente num território determinado e sobre governo independente’, ( Casella 2009 ).Portanto possui seus direitos e deveres, de acordo com Accioly ( 2012,p.321,367 ),
São direitos dos estados, ter liberdade, igualdade, respeito mutuo, defesa e conservação, direito internacional de desenvolvimento, direito de jurisdição e de não intervenção.
- Direito a Liberdade: relacionado ao poder que o estado possui em relação as pessoas e coisas, dentro de seu território e jurisdição.
- Direito de Igualdade: todos os estados são iguais perante aos seus direitos, em qualquer questão a ser decidido pela sua comunidade , igualitar os votos, de igual valor, porem todos os estados possuem igualdade de decisão perante o direito internacional.
- Respeito Mutuo: Todo estado tem direito de ser tratado com consideração perante a outro estado, com dignidade moral e personalidade.
- Defesa e conservação: defesa de estado contra estado, contra os inimigos internos e externos, adoção de leis penais, expulsão de estrangeiros, e proibição de pessoas indesejáveis que possam oferecer algum risco a segurança do pais, protegendo e assegurando o povo de qualquer atentado no estado.
- Direito internacional de desenvolvimento: A falta de preparo econimico ou político, educação ou social, não deve servir para postergar a independência de um estado, devendo sempre estar buscando a melhoria de suas comunidades.
- Direito de jurisdição e de não intervenção: todos os estados possuem o direito de exercer sua própria jurisdição, no seu territorio, assim beneficiando o estado, comunidade e população.
...