O Foro Privilegiado
Por: Sidnei Alves • 29/4/2019 • Trabalho acadêmico • 424 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
Foi então que nos deparamos sobre o restaurante chamado de “O Barracão de Dulwich”.
Na verdade, o restaurante nunca existiu e não passou de uma ideia de um jornalista britânico para provar que sites como o TripAdvisor não são confiáveis.
Ele criou um restaurante no fundo de seu quintal, onde prometia servir sensações. Comprou um telefone por dez libras e pronto, o restaurante passou a existir. Logo ele cria um site. No cardápio os nomes dos pratos são todos nomes de sensações.
As fotos dos pratos, ele usa produtos como creme de barbear, graxas, pó de café, dentre outros produtos. As fotos então ficam perfeitas, mas os pratos não são comestíveis.
Ele envia as fotos para o site “TripAdvisor”, junto com os formulários e logo é aceito em último lugar, como o pior restaurante de Londres. Então, ele solicitou que amigos e parentes avaliassem o restaurante fictício sempre com notas máximas.
Rapidamente ele consegue chegar a posição 10.000, e o seu telefone começa a tocar. Logo, ele despista e diz que não há reservas nas seis semanas seguintes.
Confere seus e-mails no computador e para sua surpresa, sua caixa de e-mails está lotada de solicitações de reservas. Inclusive, recebe pedidos para reserva de aniversário de 70 anos com quatro meses de antecedência.
Rapidamente ele, já está na posição 1.456.
Surge, aí a necessidade de reserva, falta de um endereço e exclusividade do lugar é algo tão sedutor que as pessoas não pensam direito. Elas estão olhando para fotos da sola do meu pé e babando. Nos meses seguintes, o celular do Barracão toca incessantemente.
Empresas começam a usar a localização estimada d'O Barracão no Google Maps para me mandar amostras de seus produtos. Aí pessoas que querem trabalhar no Barracão entram em contato, em número significativo.
Seis meses após o anuncio, O Barracão em Dulwich está no topo do ranque de Londres.
Um restaurante que não existe, no topo da lista de uma das maiores cidades do mundo, ou pelo menos do site de avaliações mais confiado.
No site do TripAdvisor, a empresa diz que dedica “muito tempo e recursos para garantir que o conteúdo do TripAdvisor reflita as experiências reais de viajantes de verdade”. Então entrei em contato no final do processo para tentar descobrir como consegui contornar a rigorosa checagem deles.
“Geralmente, as únicas pessoas criando restaurantes falsos são jornalistas tentando nos testar”, respondeu um representante por e-mail. “Como não há incentivo para alguém do mundo real criar um restaurante falso, isso não é um problema que experimentamos regularmente com a nossa comunidade – então esse 'teste' não é um exemplo do mundo real.”
...