O Modelo Punitivo Adotado Pelo Sistema Penitenciário Brasileiro
Por: Genevieveee • 3/11/2018 • Resenha • 332 Palavras (2 Páginas) • 426 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal
Resenha do Caso: O modelo punitivo adotado pelo sistema penitenciário brasileiro.
aluno
Trabalho da disciplina Crise do Sistema Penitenciário
Tutor: Paulo Jorge dos Santos Fleury
2018
CASO: O modelo punitivo adotado pelo sistema penitenciário brasileiro
A superlotação carcerária e o desamparo por ela causado.
REFERÊNCIA:
SILVESTRE, Giane; MELO, Felipe Athayde Lins de. Encarceramento em massa e a tragédia prisional brasileira. BOLETIM DO IBCCRIM , v. 293, p. 8, 2017.
A análise a seguir realizada baseia-se no artigo exposto na apresentação da disciplina acerca dos problemas da política de encarceramento da população criminosa no Brasil e o objetivo na prática da punição e não a ressocialização como via de regra no sistema penitenciário.
Pode-se inferir do texto que o crescimento da população carcerário foi de quase 80% do existente no período de 2005 a 2012, sendo descontado desse número aqueles que cumprem pesa em regime de prisão domiciliar. É desesperador acordar para os fatos de que a superlotação já presente em praticamente todos os presídios brasileiros ainda aumenta a cada ano, com a existência de tantos mandados de prisão a serem cumpridos e prisões em flagrantes ocorrendo a cada minuto.
Cada vez que somos surpreendidos com notícias de desastres e matanças ocorridas em penitenciárias onde a dignidade humana não era presente, como o ocorrido no ano passado em Manaus, vemos, com desamparo, que a nossa política penal de encarceramento exacerbado não está funcionando no mundo prático, onde a carceragem acaba por se tornar um meio de contato do pequeno criminoso com o verdadeiro e profundo mundo do crime, em que para não desaparecer em meio a estatística, este indivíduo acaba se misturando a associações criminosas e perdendo qualquer resquício de moralidade que lá havia.
...