OS CRIMES CONTRA LIBERDADE SEXUAL
Por: Mayarah Caianny • 30/11/2017 • Seminário • 886 Palavras (4 Páginas) • 744 Visualizações
DIREITO PENAL II PROFA. LUCIA FIALHO
- Caio Souza, que estava voluntariamente embriagado, almeja manter conjunção carnal com Rafaela Mastroiane. Assim, mediante violência, leva-a ao seu apartamento. Lá, força-a, praticando todos os atos necessários ao ato carnal. Entretanto, como seu estado de embriaguez era bastante acentuado, ignorou o fato de ser impotente. Como tipificar a conduta de Caio Souza?
R: Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: (Redação dada pela Lei nº 12.015, de 2009) então sendo assim irrelevante o fato do autor do crime ser impotente ,já se configura o crime.
- Ricardo Simão é marido de Clara Nóbrega. Numa noite, aquele deseja praticar ato sexual carnal com sua esposa. Ela, todavia, não aceita. Esse, alegando o fato de ser marido dela e, por via de conseqüência, ter direito ao sexo, com ela pratica-o, mediante violência. Você, enquanto jurista, como enquadraria a conduta de Ricardo?
R: O MARIDO PODE SIM SER SUJEITO ATIVO DO ESTUPRO CONTRA A MULHER, POIS O QUE CARACTERIZA O ESTUPRO É A CONJUNÇÃO CARNAL COM MULHER HONESTA MEDIANTE VIÓLÊNCIA OU GRAVE AMEAÇA, SENDO ASSIM SE MESMO A ESPOSA SEM O SEU CONSENTIMENTO O MARIDO A OBRIGA A TER COM ELE A CONJUNÇÃO CARNAL ESTÁ ELE SIM COMETENTDO O CRIME DE ESTUPRO, POIS PARA QUE ELE REALIZE A CÓPULA OU SEJA A CONJUNÇÃO SEM A PERMISSÃO DA MESMA SERÁ NESSESSÁRIO QUE ELE USE DE ALGUM MEIO VIOLENTO PARA TAL FIM.
- É correto afirmar que a mulher poderá praticar o crime de estupro. Fundamente sua resposta com um exemplo.
- Art. - 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.
Assim, as antigas definições dos crimes de estupro e atentado violento ao pudor, com a nova Lei transformaram-se com a citada junção das suas redações na recente definição do crime de estupro,gerando assim uma nova interpretação jurídica.
- Filomeno Guedes está contaminado com o vírus HIV. Revoltado com o seu estado incurável, deseja contaminar terceiros. Então, constrange, por meio de grave ameaça, Roberta Lasay à pratica da cópula carnal. Como tipificar a conduta de Filomeno Guedes?
sabendo-se portador do vírus HIV, mantém relações sexuais com outrem, sem o uso de preservativo, comete o delito previsto no artigo 131 do Código Penal, em detrimento de possível tentativa de homicídio.
- Pa0blo Arqueiro deseja beijar Fátima Limeira. Assim, em local público, conversa com ela, tenta convencê-la. Em vão. Revoltado, dá ele um ligeiro beijo em seus lábios. Como tipificar sua conduta?
Segundo o art 213 e algumas jurispridencias a o beijo roubado também se configura em crime que priva a liberdade sexual
- Aurélio Marques tem forte desejo sexual por Betânia Garcia. Entretanto, ela sente por ele imensurável repugnância. Ele, então, movido pelo ódio resolve estuprá-la.
Fá-lo. Findo o estupro, ainda revoltado e insatisfeito, resolve mata-la, por intermédio de atos de tortura. Tipifique os atos de Aurélio.
ESTUPRO SEGUIDO DE MORTE
HOMICIO DUPLAMENTE QUALIFICADO
- Sob o vislumbrar do Estatuto Penal Pátrio, pode uma prostituta figurar como sujeito passivo no crime de estupro?
SIM , SE ELA NÃO CONCENTIR COM O ATO .
- Jorge Ramos, voluntariamente embriagado e contaminado com o vírus HIV (tem consciência de sua contaminação), convence, sem violência ou grave ameaça, menina de 14 anos à prática de sexo carnal. Durante o ato, entretanto, torna-se um 2ser violento. Da violência, resulta a morte da vítima. Analise o caso.
Art. 130 - Expor alguém, por meio de relações sexuais ou qualquer ato libidinoso, a contágio de moléstia venérea, de que sabe ou deve saber que está contaminado:
HOMICIDIO QUALIFICADO COM LESAO CORPORAL DE NATUREZA GRAVE SEGUIDO DE MORTE
- Rivaldo Carlos quer manter conjunção carnal com Violeta Cristal. Para tal, mediante violência e grave ameaça, recolhe-a aos seus aposentos e começa a com ela praticar atos libidinosos direcionados à conjunção carnal.
Posteriormente, após a introdução incompleta de seu órgão genital na vagina de Violeta, sem ter havido a ejaculação, essa consegue soltar-se e fugir. Como tipificar a conduta de Rivaldo Carlos? ESTUPRO
...