TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DIREITOS HUMANOS E DIREITOS FUNDAMENTAIS: A CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO CORRELACIONADO À OBRA - O CONTO DA AIA DE MARGARET ATWOOD.

Por:   •  20/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INTRODUÇÃO AO DIREITO

LUCAS MORAIS VIEIRA

RAFAEL ESTEVES

VALDECIR DALZOTO

WESLEY BRAZ SOUZA

DIREITOS HUMANOS E DIREITOS FUNDAMENTAIS: A CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO CORRELACIONADO À OBRA - O CONTO DA AIA DE MARGARET ATWOOD.

 

CAXIAS DO SUL, 2019/01

Introdução:

   E se pararmos para pensar que em alguns anos pessoas congressistas assumissem o poder e acabassem assassinando todos ao seu redor que fossem contra eles, instaurando a ditadura e rompendo todos os direitos feministas.

   E após um ataque terrorista, como as mulheres viveriam? Por conta de explosões nucleares deixaram milhões de mulheres inférteis, porém algumas ainda ficaram férteis e estas tais fossem usadas como um objeto de  reprodução para os homens e seus direitos se limitassem somente à isso.

   

RESUMO

   Atualmente os direitos humanos tem como sua base os direitos naturais garantidos a todos e quaisquer indivíduos, isto quer dizer que todas as pessoas independente das classes sociais, nacionalidade, gênero ou partido político tem direitos iguais. No livro o conto de aia, observamos que isto foi desconsiderado os direitos fundamentais das mulheres.          Limitando-as apenas algumas funções: a exemplo das aias que eram as férteis, as Marthas que eram as educadoras e cuidadoras.

  Por quanto tempo esse regime totalitário teocrático ficaria de pé? Em um determinado momento as mulheres iriam se expressar não aceitando assim esse regime que anula os direitos das mesmas.  A história narrada nos mostra que a Offred foi uma mulher que viveu a tudo isso, e teve seus direitos anulados pelo tal regime. Dentro dela havia uma insatisfação e uma revolta contra o regime presente na narrativa. E por quanto tempo ele se manteria caso ocorresse.  

  Todas as pessoas sabem dos seus direitos e deveres e isso é algo essencial para o convívio em sociedade.

  A narrativa do conto de aia fere diversos direitos fundamentais e direitos humanos, nos quais são essenciais para um estado democrático de direito, á exemplo do artigo 1° dos direitos humanos nos mostra, que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espirito de fraternidade. Em determinado momento do livro o autor exprime o seguinte pensamento: “ Um rato em um labirinto é livre para ir aonde quiser, desde que permaneça neste labirinto.” (página 147). Nesse pensamento podemos observar que não apenas o art 1°, bem como os demais arts dos direitos humanos.

  No ART. 5° dos direitos humanos diz que ninguém submetirá à tortura nem a punição ou a tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

Em um relato de violência onde “agarram um homem que vem andando paralelamente, um homem com uma maleta, um homem com a aparência comum, atiram-no com violência de costas contra a lateral preta da caminhonete... Eles o levantam do chão e atiram para dentro da traseira

         da caminhonete como se fosse um saco de correspondência.” (página 151). Representa isso, uma clara violação dos direitos humanos e dos direitos constitucionais. Analisando à constituição atual, podemos notar uma clara diferença na constituição do livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com