Os Princípios do Direito Tributário
Por: Cristian Sega • 19/10/2020 • Tese • 268 Palavras (2 Páginas) • 84 Visualizações
Página 1 de 2
DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTARIO
- Direito financeiro: Ramo do direito que estuda e disciplina as finanças públicas, com as receitas e despesas públicas, seus tipos e seu caráter essencial.
- Direito tributário: Ramo do direito que estuda e disciplina a arrecadação de receitas públicas, sua classificação e as limitações do poder de tributar do Estado.
PRINCIPIOS DO DIREITO FINANCEIRO:
- Princípio da exclusividade: segundo o qual é vedado que as leis orçamentarias contenham/contemplem previsões absolutamente estranhas ao direito financeiro, tais como, matéria de direito privado.
- Princípio da universalidade: segundo o qual, todas as receitas e despesas devem obrigatoriamente, estar previstas no princípio do orçamento global.
- Princípio da Unidade: Segundo o qual, não poderá haver mais de um orçamento para cada ente da federação.
- Princípio da anualidade: segundo o qual, a lei orçamentária contemplará o período de um ano, de 1° de janeiro a 31 de dezembro.
O plano plurianual se enquadra dentro deste princípio, à medida que contempla despesas continuadas. - Princípio da programação: segundo o qual, o orçamento não deve conter apenas estimativas para as receitas e despesas, mas deve conter objetivos e metas de acordo com a necessidade pública.
- Princípio do Equilíbrio orçamentário: segundo o qual, é vedado o desequilíbrio entre entradas e saídas, receitas e despesas.
PRINCÍPIOS DO DIREITO TRIBUTÁRIO
- Princípio da legalidade: segundo o qual, a definição de alíquotas e base de cálculo de tributo, somente poderá ser diminuída em lei.
Exceções:
- Atualização monetária da base de cálculo;
- Exações extrafiscais: A deliberação sobre alíquotas do Imposto de importação, Imposto de exportação IPI e IOF. E instituição de CIDE sobre derivados de petróleo.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com