Processo Judicial Eletronico
Por: WALTER52 • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.644 Palavras (11 Páginas) • 595 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa trazer informações a cerca do processo judicial eletrônico, bem como familiarizar-se com o sistema, que atualmente é adotado pelo Brasil, e provavelmente extinguirá o tradicional processo físico. O objetivo do atual sistema é eliminar a morosidade da prestação jurisdicional e aumentar a oferta ao acesso a justiça, e consequentemente contribuir com o meio ambiente eliminando a necessidade do uso de grande quantidade de papel e espaço físico que hoje se faz necessário para fins de arquivo, devo salientar que tal procedimento também vai contribuir com o aspecto econômico.
Entre os diversos benefícios que o novo sistema traz observamos alguns aspectos relevantes, como por exemplo o aspecto da publicidade onde os autos processuais estarão disponíveis para leitura na integra, com exceção de processos que correm em segredo de justiça, contudo, tais processos estarão disponíveis para advogados e partes vinculadas ao processo, devemos atribuir também o beneficio da comodidade devido a facilidade de acesso por meio da internet.
Assim como estipulado no primeiro passo do presente trabalho, fizemos pesquisa sobre o certificado eletrônico, onde localizamos os meios estabelecidos para dar inicio a um processo de forma eletrônica.
ETAPA-3 PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO
Peticionamento eletrônico é um serviço on line que permite aos advogados protocolar e enviar petições inicias e intermediarias, consultar e acompanhar processos.
É recurso implantado somente de processos digitais, de com a Lei Nº 11.419 de 19/12/2006. Recurso este que possibilita que a petição seja protocolada e enviada por meio eletrônico diretamente ao distribuidor competente, ou a vara na qual o processo tramita.
Para utilizar este serviço, é necessário que o advogado esteja registrado na OAB.
Os promotores e defensores precisam estar cadastrados nas instituições as quais são vinculados, ou seja, Ministério Publico ou Defensoria Publica.
O peticionamento eletrônico é feito através do portal e-SAJ. Lembrando que para este acesso é necessário ainda que o advogado possua seu certificado digital.
CERTIFICAÇÃO DIGITAL
O certificado digital é adquirido por meio de uma autoridade certificadora (AC), habilitada pelo ITI e credenciada pela ICP-Brasil.
Trata-se de assinatura com validade jurídica, representada em forma de cartão que ira garantir a validade jurídica dos documentos enviados pelo meio eletrônico. O certificado digital identifica o advogado perante os órgãos jurídicos e possibilita a pratica de atos sem a utilização de papel.
O certificado digital OAB, é admitido apenas para advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. A solicitação é feita através do site do Conselho Federal da OAB e terá validade de três anos.
Segue um resumo do passo a passo a ser seguido para petições eletrônicas
Petição inicial (1º grau)
Passo 1- Inicialmente o advogado deve cadastrar dados pessoais básicos, identificar-se;
Passo 2- Cadastrar ;
• Foro;
• Competência;
• classe judicial;
• assunto principal, outros assuntos;
• partes do processo; inicialmente, advogado, autor e réu
• endereços;
• valor da ação;
• sigilo; serão indicados os documentos e também anexos que devem ficar sob sigilo.
Passo 3- Após preenchidos os dados corretamente, é necessário anexar os documentos indispensáveis á propositura da ação.
Seguidos os passos acima de forma correta, será apresentada uma tela na qual será informado os dados do protocolo.
Petição intermediaria (1º grau)
Passo 1- Informar o processo;
• Destino;
• Numero do processo;
• Categoria;
• Tipo de petição;
Passo 2- Selecionar partes;
Passo 3- Anexar documentos, (Obs: É imprescindível que todos os documentos anexados estejam em formato PDF.)
O documento processado não poderá ultrapassar o limite padrão estabelecido pelo sistema.
Ao final ira aparecer uma tela com dados do protocolo, que será enviado para o endereço de email indicado no cadastro.
Diante da possibilidade de o sistema ficar indisponível por motivo técnico, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, disponibiliza a consulta ao relatório oficial dos
...