UM ESTUDO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS À LUZ DO DIREITO ADMINISTRATIVO
Por: Emanuelle Moreira • 27/10/2018 • Monografia • 12.027 Palavras (49 Páginas) • 248 Visualizações
UNIVERSIDADE ...
FACULDADE DE DIREITO
UM ESTUDO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS À LUZ DO DIREITO ADMINISTRATIVO
NOME ALUNO
CIDADE
ANO
NOME ALUNO
UM ESTUDO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS À LUZ DO DIREITO ADMINISTRATIVO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Direito da Universidade de Itaúna como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharel em Direito.
Área de Concentração: Direito Administrativo.
...º Período Noturno.
Orientador:
LOCAL
ANO
ALUNO
UM ESTUDO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS À LUZ DO DIREITO ADMINISTRATIVO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Direito da Universidade de Itaúna como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharel em Direito.
Área de Concentração: Direito Administrativo.
...º Período Noturno.
DATA DA APROVAÇÃO: ____/____/____
BANCA EXAMINADORA:
__________________________________________________________________
. (Orientador de Conteúdo) - Nota
___________________________________________________________________
. (Orientadora de Metodologia) - Nota
AGRADECIMENTOS
RESUMO
As agências reguladoras no Brasil possuem inteira importância, pois servem para regular e fiscalizar empresas que possuem como objetivo prestar serviços de concessão que interessam diretamente ao Estado e toda a sociedade. Entre essas empresas que são fiscalizadas pelas agências reguladoras são as que fornecem, por exemplo: energia elétrica, serviços de comunicação e telecomunicação, petróleo, dentre outros. Observa-se que estes são apenas alguns serviços que interessam diretamente a economia do Estado, motivo que o próprio ente estatal regula e fiscaliza essas concessões, atribuindo e dirimindo formas de atuação no mercado. Por exemplo, não poderá uma empresa concessionária de energia elétrica aumentar a seu mero prazer as tarifas de energia sem autorização do Poder Executivo. Por outro lado, as agências reguladoras, além de regularem a atuação desses serviços, possuem autonomia financeira, administrativa e estrutural para, por exemplo, atuarem com o poder de polícia, expedindo multas para aquelas empresas que não respeitarem a norma regulamentadora. Desta forma, muito importante para a Administração Pública é ter através da concessão de serviços públicos o vínculo direto com as agências reguladoras, sendo que o presente estudo é justamente para delinear e apresentar toda essa especialidade e peculiaridade que demonstra essas agências, que na verdade, são autarquias de regimes especiais inseridas na administração pública indireta. Portanto, o presente trabalho objetiva o estudo das agências reguladoras à luz do Direito Administrativo, onde se fará uma análise através da doutrina, artigos e da jurisprudência atual.
Palavras-chave: Administração Pública Indireta. Agências Reguladoras. Direito Administrativo.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 06
2 A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 08
2.1 Administração pública direta 10
2.2 Administração pública indireta 11
3 AS AGÊNCIAS REGULADORAS 14
3.1 Conceito e características de autarquias 17
3.2 Natureza jurídica 20
3.3 Diferença de agência reguladora e agência executiva 22
3.4 Poder de polícia das agências reguladoras 25
3.5 Autonomia das agências reguladoras 30
4 A IMPORTÂNCIA DAS AGÊNCIAS REGULADORAS NO BRASIL 34
5 CONCLUSÃO 38
REFERÊNCIAS 40
- 1 INTRODUÇÃO
O presente Trabalho tem como espoco analisar as principais características e abrangências das agências reguladoras no Brasil.
Para tanto, serão conceituadas, caracterizadas e analisadas a estrutura das agências reguladoras, sendo certo que as mesmas devem ser criadas apenas por lei, ao passo que sua principal competência, como será visto neste Trabalho, será fiscalizar e dispor as regras às empresas de concessão de serviços públicos e essenciais para o desenvolvimento nacional.
Por outro lado, a história do Brasil girou em torno da privatização dos serviços públicos em geral, como por exemplo: das telecomunicações, energia elétrica, combustível etc.; e por essa razão, a Administração Pública direta descentralizou sua gestão, fazendo com que essas agências reguladoras sejam responsáveis pela fiscalização de setores que foram objetos de contratos de concessão.
Sendo assim, o que o presente Trabalho irá demonstrar é exatamente a forma de criação dessas agências reguladoras e suas características principais, para no fim analisar sobre a importância dessas agências.
...