O Marketing de Relacionamento
Por: rodrigocravo85 • 29/8/2015 • Trabalho acadêmico • 408 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Os estudos sobre a satisfação e a fidelização do cliente, sobretudo pelo comportamento de compra, são abrangidos pela área de marketing, da qual origina-se o Marketing de Relacionamento, que busca mostrar resultados por meio de métodos específicos como o marketing mix, entre outros, tudo para ter a melhor meta alcançada quando se trata no relacionamento e fidelização ao cliente.
"O marketing de relacionamento trata-se de um networking profissional e inteligente. Como se sabe, networking é a prática profissional das relações pessoais no ambiente de trabalho, tratado como consequência natural de competências e habilidades pessoais, em que se desenvolve uma rede de contatos com o objetivo de alavancar o desempenho no nível profissional e pessoal. (FRANCESCHINI, 2012, p. 14)"
Pode ser visto como poder de influência do relacionamento para a geração e manutenção de negócios, envolvendo atendimentos, gestão de clientes e serviços pós vendas. E isso é um princípio básico de relação com o cliente, porém o mais importante é conhecer o mercado, entender seu publico, as futuras mudanças que faz com que o empreendedor tenha um vasto crescimento profissional.
Um dos conceitos mais importantes relacionados ao marketing de relacionamento é o marketing mix, ou simplesmente 4P's, que baseia-se no produto, preço, praça e promoção, nos quais as empresas procuram estar atentos para conseguir suas metas de marketing. Os 4P's serve para expressar a visão que a empresa comerciante tem dos recursos acessíveis de marketing para inspirar os consumidores. Na visão de um consumidor, cada recurso de marketing é planejado para apresentar um benefício ao cliente, que são os 4C's do cliente: cliente, custo, conveniência e comunicação, compreendendo então que toda a medida que a empresa busca para um relacionamento fiel com o cliente está relacionado a ideia dos 4P's e 4C's.
Os esforços de marketing e venda seguem sempre nas ações padronizadas colocando num lugar-comum para todos os clientes, tanto os que são frequentes, os clientes atuais, aqueles que compram eventualmente chamado clientes eventuais e os que nunca compraram o produto, embora tenham o perfil para se tornar compradores fidelizados e chamados de clientes potenciais. Por isso, não se diferencia um grupo de outro e sua importância para os negócios da empresa.
Portanto devemos usar o marketing como uma forma de “emoção”, essa é a magia que proporciona satisfação e seduz o cliente para comprar os produtos de uma determinada empresa.
Referências:
COBRA, Marcos; FRANCESCHINI Adélia. Se eu fosse você, o que eu faria como Gestor de Marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
...