Caminhos para diminuição da pobreza no Brasil
Por: maripiacente • 22/5/2018 • Dissertação • 333 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
Durante a Crise de 1929, praticamente todos os cidadãos americanos sofreram com a falta de dinheiro, passando a viver em extrema pobreza. Atualmente, no Brasil, diversos cidadãos são obrigados a racionar dinheiro e/ou lutar com a falta dele por conta da imensa desigualdade social existente. Logo, é notável que esse impasse, que pode ser consequência da escolaridade do indivíduo e até mesmo ter raízes históricas, necessita de reparos.
Em uma primeira análise, é possível identificar o peso que as escolas têm em relação a esse contratempo, visto que 62,4% dos trabalhadores, segundo analistas, possuem o ensino fundamental incompleto. Tal fator ocorre pela necessidade financeira que a família do jovem tem, fazendo com que ele priorize ter comida e uma casa em vez de conseguir uma formação escola. Isso é prejudicial, dado que oportunidades melhores serão perdidas por conta do nível de escolaridade e também porque pode acontecer o mesmo com seus filhos, gerando um ciclo.
Além disso, o passado deixou marcas difíceis de reverter nos dias de hoje, sendo uma delas a escravidão, que persistiu até o final do século XIX. Por não ter existido preocupação em inserir os negros na sociedade, eles migraram para os morros, onde as favelas foram criadas, e passaram a sobreviver como podiam. Desta maneira, a desigualdade social também perdura no âmbito racial, pois pessoas negras ainda compõem grande parte dos pobres, sofrendo as consequências de um regime brutal e precisando lutar muito mais para ter acesso a universidades e bons empregos.
É visível, portanto, que a pobreza no Brasil abrange diversas condições, como a educação e sistemas violentos já encerrados. Sendo assim, o Ministério da Educação, em parceria com o Poder Legislativo, devem criar propostas que promovam a permanência de crianças carentes nas escolas, não só com melhoras na infraestrutura e na capacitação dos professores, como também com o auxílio na procura por emprego dos pais, para que seus filhos possam estudar, pois já dizia o filósofo Kant "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele";
...