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Utilização Da Plataforma De Jogo Digital Kahoot No Ensino Da Matemática Para Alunos Do Ensino Fundamental E Médio

Por:   •  21/6/2024  •  Monografia  •  11.709 Palavras (47 Páginas)  •  38 Visualizações

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UNIVERSIDADE PAULISTA

GEOVANINO GEONI PEREIRA LIMA

UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DE JOGO DIGITAL KAHOOT NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

NATAL/RN

2215416

UNIVERSIDADE PAULISTA

GEOVANINO GEONI PEREIRA LIMA

UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DE JOGO DIGITAL KAHOOT NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em licenciatura em matemática apresentado à Universidade Paulista - UNIP

                                   

NATAL/RN

2215416

UNIVERSIDADE PAULISTA

GEOVANINO GEONI PEREIRA LIMA

UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DE JOGO DIGITAL KAHOOT NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

                                   

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em licenciatura em matemática apresentado à Universidade Paulista - UNIP

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________________________________

Prof(a)

_________________________________________________________________________

Prof(a)

_________________________________________________________________________

Prof(a)

NATAL/RN

2215416

A Deus, primeiramente,

A mim por não ter desistido,

E ao meu periquito chamado quito

Dedico, com carinho, o esforço deste trabalho

AGRADECIMENTOS

        Agradeço primeiramente a Deus por ter chegado até aqui e a mim por não ter desistido.

“Patas pra que te quero!”

(Scooby Doo)

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………...00
  2. OBJETIVOS………………………………………………………………………………...00

         2.1 OBJETIVO GERAL……………………………………………………………………00

        2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO……………………………………………………………..00

  1. JUSTIFICATIVA…………………………………………………………………………….00
  2. CAPÍTULO I - REFERENCIAL TEÓRICO………………………………………………00

4.1 PEDAGOGIA LIBERAL……………………………………………………………….00

4.2 TENDÊNCIAS DA PEDAGOGIA LIBERAL………………………………………...00

4.3 EDUCAÇÃO BANCÁRIA……………………………………………………………..00

4.4 ALTERNATIVA À EDUCAÇÃO BANCÁRIA………………..……………………..00

4.5 PEDAGOGIA PROGRESSISTA……………………………………………………..00

4.6 ENSINO DA MATEMÁTICA………………..………………………………………..00

4.7 JOGOS EDUCATIVOS………………………………………………………………..00

4.8 JOGOS DIGITAIS……………………………………………………………………..00

4.9  EXEMPLOS DE JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO………………………..…..00

4.10 UTILIZAÇÃO DO KAHOOT EM SALA DE AULA…………………………..…..00

4.11 RISCOS DOS JOGOS DIGITAIS………………………………...………………..00

4.12 GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO………………………..………………………..00

  1. CAPÍTULO II - METODOLOGIA E MÉTODOS………………………………………..00
  2. CAPÍTULO III - RESULTADOS E DISCUSSÕES…………………………..……….....00

6.1 PANORAMA EDUCACIONAL ……………………………………………….……..00

6.2 JOGOS NO PROCESSO EDUCACIONAL…………………………………….…..00

6.3 APLICAÇÃO DO KAHOOT EM SALA DE AULA…………………………….…..00

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS……………………..………………………………………..00

RESUMO

        No início do processo de formação da educação brasileira, a metodologia inicial de trabalho foi pautada no ensino tradicional, com um método baseado no autoritarismo, decoração dos conteúdos e repetição exagerada de exercícios. Em oposição a isso, surgiu o movimento progressista, tal qual visa um ensino com um enfoque no aluno, trazendo a sua realidade para a sala de aula no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, com a evolução da tecnologia, houve uma evolução significativa nos jogos e eles começaram a ser utilizados no processo de ensino aprendizagem, uma vez que com o processo de gamificação eles passaram a desempenhar um papel essencial no ensino. Assim, o presente trabalho visa fazer uma revisão bibliográfica por meio de artigos, monografias, dissertações, livros e afins acerca da utilização da plataforma Kahoot! no processo de ensino.

  1. INTRODUÇÃO

A importância da Matemática na formação da cidadania é notável, pois a sociedade está cada vez mais dependente de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos. Portanto, é crucial que os cidadãos adquiram proficiência em Matemática. Tornando-a mais acessível a todos deve ser um objetivo fundamental no ensino e um compromisso prioritário dos educadores. (BRASIL, 1997)

No final dos anos 50, a comunidade educacional começou a se concentrar na criação de um novo currículo. A ideia de romper com o currículo tradicional estabelecido surgiu com o objetivo de abandonar o ensino mecânico de matemática baseado na memorização. Argumentava-se que o modelo tradicional estava negligenciando a compreensão. (KLINE, 1976 apud RORATTO, 2007)

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