ATPS LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Por: Julio Augusto Bonfim Neto • 25/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.355 Palavras (10 Páginas) • 194 Visualizações
UNIAN – UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
AMARILDO MOREIRA DOS SANTOS 1299265210
JÚLIO AUGUSTO BONFIM NETO 8207963679
REINALDO NAGY JUNIOR 8202934351
RODRIGO BIGGI PAVAN 8075815870
SÉRGIO DA ROCHA SILVA 8408104421
TIAGO DA SILVA MARIA 8062802312
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2015
UNIAN – UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
AMARILDO MOREIRA DOS SANTOS 1299265210
JÚLIO AUGUSTO BONFIM NETO 8207963679
REINALDO NAGY JUNIOR 8202934351
RODRIGO BIGGI PAVAN 8075815870
SÉRGIO DA ROCHA SILVA 8408104421
TIAGO DA SILVA MARIA 8062802312
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2015
ETAPA 1
Santos Brasil SA Transporte e Serviços
A Santos Brasil é uma empresa de grande porte que pertence ao grupo “Santos Brasil Tecon” e tem como ponto forte a grande atuação em três grandes terminais de contêineres próximo a grandes portos do pais como em Vila do Conde no Pará, em Imbituba em Santa Catarina além do nosso maior porto em Santos. A empresa tem cerca de 3700 funcionários e movimentou mais de um milhão de contêineres em 2013, fazendo assim 21% de toda a movimentação do pais e 7% da movimentação da América do Sul.
A Santos Brasil oferece diversos tipos de serviços conforme podemos acompanhar abaixo:
Serviço de armazenamento alfandegado
[pic 1]
A empresa oferece um grande projeto de acordo com a necessidade de cada cliente mostrando uma sintonia nas operações portuárias e logísticas fazendo a gestão completa dos produtos do cliente do porto ate a porta e tornando o cliente mais competitivo.
Centro de Distribuição
[pic 2]
Transporte.
[pic 3]
A empresa conta com 307.655m² distribuídos em cinco centros de distribuição, o maior deles com 105.000 m² está localizado as margens da Rodovia Imigrantes em São Bernardo do Campo encurtando assim a distância existente entre o porto de Santos e a grande capital paulista. O transporte é feito pelos seus 95 caminhões próprios devidamente rastreados e contando também veículos de diversos agregados que dividem as operações dos CDs ao cliente.
Logística Industrial.
[pic 4]
Conforme ilustração abaixo pode perceber que a empresa não só participa do processo de alimentação das indústrias, recebendo seus suprimentos no porto, armazenando e em seguida deixando na indústria como também o processo inverso onde transporta o produto pronto direto ao porto.
[pic 5]
ETAPA 2
RELATÓRIO
De acordo com informações de quem trabalha no centro de distribuição que fica em São Bernardo do Campo há algum tempo e já conviveu com diversas situações nesta planta, poderia dizer que o CD vive hoje a expectativa da entrada de novos clientes para que não tenha que cortar custos, pois se encontra com poucos clientes efetivos e o seu principal cliente neste setor que corresponde a cerca de setenta por cento do armazém e como este cliente sofreu uma queda em sua produção por conta da situação do país, esta cortando custos e acaba refletindo em suas saídas do CD.
O centro de distribuição necessita da chegada do navio com os contêineres afim de que o material seja estocado e consequentemente transportado para o cliente onde o transporte dos contêineres em sua grande maioria é próprio porém do CD ao cliente é terceirizado diminuindo assim o custo com funcionários e pagando os agregados apenas pela movimentação. A queda na produção do cliente fez com que estes agregados que eram exclusivos passaram a trabalhar para outros a fim de compensar o período em que ficam parados.
Com tudo que foi relatado até aqui fica claro em meu entender que o fato de ter um cliente grandioso pode ser a princípio um grande negócio, porém esconde o problema da dependência onde este cliente tem que estar sempre em alta, pois se houver uma queda em seus rendimentos, cairá também à movimentação em seus terceiros e com isso haverá o corte de pessoal, desta forma acredito que em um centro de distribuição como este que é de grande porte talvez o ideal fosse que tivéssemos diversos clientes com percentuais não tão altos tirando a exclusividade de um ou outro cliente e fazendo com que todos sejam iguais e havendo a queda de um desses clientes a possibilidade de troca seria eminente.
A Santos Brasil é uma empresa grandiosa, porém o seu forte é a parte de operações portuárias onde a instabilidade econômica do país afeta as importações e exportações fazendo com que a movimentação de contêineres que em 2014 correspondeu a 21% de movimentação de todo o país, seja reduzidas e a empresa passe a cortar custos em todos os setores e unidades.
ETAPA 3
LIDERANÇA EM FOCO:
A Santos Brasil visando a melhoria constante e seguindo o planejamento, promove treinamentos ao seus lideres (conforme demonstrados abaixo), visto que os líderes são pessoas que inspiram e motivam todos àqueles que estão ao seu redor. Em uma empresa, eles devem desenvolver e engajar seus funcionários para atingir os resultados esperados, levando em conta os objetivos estratégicos, a missão, a visão e os valores da Companhia.
...