Analise do Restaurante Trindade
Por: Roberto Rocha • 20/4/2016 • Resenha • 871 Palavras (4 Páginas) • 301 Visualizações
Trabalho da disciplina cozinha mineira: Restaurante Trindade.
ROCHA, Roberto ,
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo avaliação de um estabelecimento gastronômico e de seu cardápio. Desta forma, formar uma visão critica do aluno em relação à um estabelecimento renomado. O estabelecimento avaliado foi o Restaurante Trindade, situado na Rua Alvarenga Peixoto, 388 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30180-120. O Trindade Bar e Restaurante possui uma culinária que valoriza ingredientes típicos de varias regiões do Brasil. A cozinha está sob o comando de dois talentosíssimos Chef’s, Fred Trindade e Felipe Rameh, sócios proprietários. O público alvo é especifico, tendendo atingir as classes A, B.
2 O RESTAURANTE
A casa é diferenciada, pois possui uma decoração aconchegante, mas sem deixar de ser contemporânea, é um ambiente agradável que remete a uma gastronomia de conforto. Conhecido como Confort Food, os Chef’s de cozinha e sócios proprietários adequaram o cardápio da casa, afim de trazer aos comensais, não apenas comida regional brasileira, sobretudo oferecer uma experiência gastronômica única e singular. Com espaço bem amplo, o estabelecimento tem capacidade para um numero considerável de couvert médio, que estão dispostas no interior do estabelecimento, os clientes ainda contam com serviços agregados na casa como Wi-fi, Ar condicionado, Show, Balcão de bebidas, Manobrista. Em uma analise geral o estabelecimento dispõem de um espaço que foi aproveitado de melhor maneira, para que os clientes se sentissem mais confortáveis em suas experiências organolépticas. A casa tem seu funcionamento desde 2011, onde seu funcionamento se dá de Terça a Quinta- Feira nos horários de 18 horas a 01, Sexta e sábado de 12 horas às 17 e de 18 horas às 01 e Domingo de 12 horas às 17. Onde a visita pode estar sem agendada pelo telefone. Os pratos são autorais, com influência de chefs importantes como Alex Atala, Claude Troisgros, Roberta Sudbrack, Laurent Saudeau, Pierre Troisgros, Alain Passad e Francis Mallman.
A carreira do chef Frederico Trindade começou em 2000, quando estagiou com Eduardo Avelar. Também trabalhou com Alex Atala no Olympe, de Claude Trogois e no Maison, na França.
Participou de importantes festivais mundiais, como Madrid Fusion, Le Etoile de Mougins e Expomilano e deu aula sobre a nova dispensa mineira no Mesa Tendências.
O estabelecimento ainda ganhou uma simpática venda com aproximadamente 300 itens. A inspiração veio da tradicional Mercearia Paraopeba, em Itabirito, com a qual foi firmada uma parceria. Localizado em um imóvel anexo, o espaço procura oferecer aos clientes um pouco da atmosfera interiorana. Produtos como embornal, fogareiro, ratoeira, pipa e cachaça preenchem as prateleiras.
3 CARDÁPIO
O cardápio é enxuto, na medida. Não é um cardápio muito ilustrativo, sobretudo é um cardápio dos deuses, diga-se de passagem. A proposta do lugar é fazer uma culinária mineira contemporânea, com pratos variados. No cardápio, tem desde o Porquinho prensado com legumes, até uma moqueca de lagosta!
O Restaurante Trindade sempre chamou a atenção por 2 motivos: sua cozinha entrega o que propõe e preocupação extrema com produto.
O novo cardápio conta com clássicos da cozinha brasileira e algumas referências internacionais. O restaurante é a primeira casa em Belo Horizonte a trabalhar a cozinha brasileira de forma contemporânea. Ares do interior têm sido mais presentes na casa nos últimos dois meses. A cozinha, comandada por Felipe Rameh, eleito , teve cerca de 40% do menu alterado .
...