O CONFLITO E A NEGOCIAÇÃO
Por: est159753 • 31/10/2017 • Dissertação • 735 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
Secretaria de Educação – EAD
Curso: Recursos Humanos
Aluno: Estevão Adolpho Athayde de Siqueira
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO
QUADRO DE FUNÇÕES DA EMPRESA FARMACIA PAGUE POUCO
NOME DO FUNCIONÁRIO: Marcelo Andrade da Silva
CARGO (Título da CTPS): Diretor Geral
FUNÇÃO: Diretor
NOME DO FUNCIONÁRIO: George Adolpho de Athayde de Siqueira
CARGO (Título da CTPS): Supervisor Geral
FUNÇÃO: Supervisor
NOME DO FUNCIONÁRIO: Maria Roberta Dantas de Siqueira
CARGO (Título da CTPS): Gerente
FUNÇÃO: Gerente
NOME DO FUNCIONÁRIO: Roberto Lopes Silva
CARGO (Título da CTPS): Farmacêutico
FUNÇÃO: Farmacêutico
Na empresa verificamos que estava existindo um conflito, entre as partes do Supervisor tanto o Gerente e o Farmacêutico, no que se refere a salários.
O Gerente estava reivindicando de forma plausível, através de um diálogo com o Supervisor e o Diretor tanto da Melhoria salarial; porém numa conversa / reunião de forma clara e objetiva, com estes funcionários o Diretor deixando sem dúvidas, mais uma vez (uma vez que é informado no momento da contratação), que a melhoria salarial existe na empresa, à medida que existe atualização no currículo e vagas claras e existentes, de cada um dos funcionários.
Gerente = Recebe um valor, porém a exigência não recebe comissão de produtividade Contratual Curricular;
Farmacêutico= Percebe outro valor, porém não recebe as gratificações exigência Contratual;
Supervisor= Da mesma forma recebe pelo seu quadro, sabendo que a exigência Contratual Curricular é: Ensino Superior;
Ou seja, o que se concluiu da reunião que o tema abordado foi à melhoria salarial, com os funcionários do quadro de com o intermédio dos referidos direitos das áreas citadas, junto ao Diretor Geral da Empresa;
Chegando num acordo: Empresa e Colaboradores: Que ia se rever as reivindicações, para conceder o pleito, uma vez que foi julgado pertinente, pelo presidente.
Comparamos de forma geral os efeitos positivos e negativos de conflito organizacional, que se adéquam a realidade da Empresa Farmácia Pague Pouco:
[pic 1]
Os conflitos existem desde o surgimento do ser humano. Conforme o homem desenvolveu-se cultural e tecnologicamente, os conflitos foram mudando não só quanto à intensidade, magnitude, como também quanto ao número de envolvidos. Importante ressaltar que não se deve desconsiderar, ainda, a época e o local que ocorrem, fatores que os influenciam, e muito.
Para que o indivíduo possa superar os conflitos, é necessário saber lidar com eles, o que implica saber gerenciá-los. Contudo, muitas pessoas não sabem como administrá-los, independente das variáveis que o envolvam.
Ao gestor de Recursos Humanos, cabe aptidão para gerenciar conflitos, entre outras tarefas que terá de desempenhar no seu dia-a-dia. É importante ressaltar que, atualmente, tal aptidão é exigida para qualquer profissional, pois muitas empresas já extinguiram a área de Recursos Humanos ou a transformaram numa área com abordagem estratégica, o que acarreta aos responsáveis pelas diversas áreas da empresa saberem gerenciar os conflitos que ocorrem entre o seu pessoal. Vale lembrar que a negociação com seu cliente também está diretamente ligada a esta situação, pois são os conflitos gerados na negociação que fazem esta trazer o retorno satisfatório ou não para sua empresa.
...