O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E EDUCACIONAL DO ADOLESCENTE SURDO
Por: cidasilva2015 • 28/9/2019 • Artigo • 5.786 Palavras (24 Páginas) • 192 Visualizações
FTED
FACULDADE DE TECNOLOGIA EQUIPE DARWIN
DEPARTAMENTO DE PÓS – GRADUAÇÃO E PESQUISA
PÓS – GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE NO ENSINO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
MARIA APARECIDA DA SILVA FERREIRA
O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E EDUCACIONAL DO ADOLESCENTE SURDO
BRASÍLIA/DF
2019
MARIA APARECIDA DA SILVA FERREIRA
O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E EDUCACIONAL DO ADOLESCENTE SURDO
Artigo Científico apresentada ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia com ênfase no Ensino Especial – Educação Inclusiva da Faculdade de Tecnologia Darwin, como requisito parcial a obtenção do título de especialista.
Prof.ª Orientadora: Jeromice Moreira da Silva Carvalho.
BRASÍLIA/DF
2019
O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E EDUCACIONAL DO ADOLESCENTE SURDO
Maria Aparecida Da Silva Ferreira [1]
Jeromice Moreira da Silva Carvalho [2]
RESUMO:
O processo de Inclusão e/ou de ensino aprendizagem destinados aos educandos surdos executado no Brasil foi no decorrer dos anos se estruturando e se transformando para atender a demanda da sociedade atual. Instituições escolares que de acordo com suas metodologias buscaram oferecer à sua clientela, os subsídios necessários para que esses conseguissem recursos para alcançar sua ascensão linguística e cognitiva. Mas apesar dos avanços ocorridos no meio educacional, é necessário grandes reformulações neste setor, e investir mais na capacitação dos educadores, em recursos metodológicos e tecnológicos, e procurar minimizar a dicotomia existente, gerando deste modo instrumentos capazes de gerir igualdade de oportunidades a todos os seres humanos, tanto no campo educacional como no profissional. A escola deve efetivar práticas pedagógicas inovadoras as provoquem mudanças nesse meio e modifiquem incondicionalmente o processo histórico de baixo rendimento escolar dos educandos portadores de necessidades educacionais especiais nas escolas brasileiras. O ensino aprendizagem é um instrumento essencial na constituição de todos os seres humanos, assim, é válido ressaltar a importância da interação deste com o meio em que vive. Assim sendo, educadores, pais e educandos devem sempre estar atentos às transformações socioculturais, questionando sobre qual a função da escola, e como esta deve ser uma alavanca no processo de ascensão sociocultural de seus educandos. A educação e/ou consequentemente o ensino aprendizagem aplicado precisam preparar o educando intelectualmente para exercer plenamente sua cidadania, preparando-o também para viver harmonicamente com seu grupo social.
Palavras-chave: Inclusão; educação; Linguística.
1 INTRODUÇÃO[pic 1][pic 2]
A sociedade contemporânea brasileira vive um momento cultural no qual não espaço para segregação dos seres humanos ou grupos que apresentam diferenças socioculturais, no âmbito social é crescente o clamor para a geração de uma sociedade inclusiva. Na atualidade, apesar de ser vigente o preconceito contra a diversidade, é progressiva a inserção das pessoas com deficiência nas escolas públicas regulares no Brasil.
As investigações elucidam que as necessidades educacionais especiais dos educandos, concernentes de suas deficiências, não devem ser um aparato e/ou obstáculo para a admissão e permanência destes na rede regular. Desta forma, o esforço para o alicerçamento de uma educação para todos precisa ser conjunto. Neste contexto, a unidade escolar deve estar guarnecida de recursos didáticos e pedagógicos específicos, bem como, de profissionais capacitados para lidar com a diversidade dos educandos, tendo como pressuposto a constituição de uma educação democrática que possibilite a constituição da autonomia para todos os educandos.
No que se refere à educação dos educandos com deficiência auditiva, nota-se ser urgente à edificação de uma educação inclusiva e de aniquilação ao preconceito direcionado àqueles seres significativamente diferentes nos diversos estados brasileiros, inclusive em Iporá, neste sentido o embasamento de uma educação inclusiva consistente são relevantes para se pensar sobre o incremento e a democratização das escolas públicas brasileiras. Para se compreender como se encontra fundamentado o processo de Inclusão implementado na sociedade brasileira, tanto na antiguidade quanto na atualidade, há que se percorrer e analisar o processo historiográfico, percebendo a formação de sua identidade, suas ideologias, e também seu posicionamento no contexto social e familiar. Uma das maneiras de se vislumbrar o espaço inclusivo na sociedade, é verificando a relação sócio afetiva, cognitivo-linguística que esta institui entender os princípios de sua funcionalidade ao longo da sua história e esclarecer sobre sua realidade sociocultural.
A presente investigação tem como fundamento suscitar o desenvolvimento da Inclusão na perspectiva da educação inclusiva no Brasil, em Goiás e no município de Iporá, abordando ideologias e estudos que propiciem à classe acadêmica, inovadoras maneiras de perceber e organizar os procedimentos educacionais concernentes ao desenvolvimento linguístico do adolescente surdo. Buscar-se-á refletir acerca dos conceitos e praticas linguísticas e pedagógicas inclusivas inseridas nas escolares regulares.
A educação brasileira nas últimas décadas passou por grandes e estruturais transformações, que tiveram como resultado o incremento significativo do número de pessoas com acesso a escolas, assim como do nível médio de escolarização da população. Contudo, tais transformações não foram suficientes para colocar o país em um patamar educacional necessário, tanto do ponto de vista da equidade, isto é, da igualdade de oportunidades que a educação deve proporcionar a todos os cidadãos, quanto da competitividade e desempenho. Nas unidades escolares brasileiras o processo de ensino aprendizagem e de inclusão vem se expandindo cotidianamente com significativa relevância no que se refere às técnicas pedagógicas aplicadas no espaço escolar.
...