O Estudo dirigido Teoria da Classificação Facetada
Por: AnaMiranda0607 • 26/4/2021 • Trabalho acadêmico • 2.939 Palavras (12 Páginas) • 283 Visualizações
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCH)
Disciplina: Organização do Conhecimento I (HEB-0016)
Profa. Dra. Ludmila Guimarães
Período 2017.1
ESTUDO DIRIGIDO 2 : 12/6 /2017
Aluna: Ana Lúcia de Miranda Martins.
Pesquise e faça os exercícios de revisão abaixo.
1) Descreva as finalidades da Teoria Dinâmica ou Teoria da Classificação
Facetada.
Resp.: A Classificação Facetada compreende princípios e técnicas para os sistemas de organização e recuperação da informação. Um sistema facetado reconhece muitos aspectos em um único assunto, e tenta sintetizar estes aspectos de maneira que os descreva de forma mais adequada. A relação entre assuntos, feita através do símbolo de dois pontos, seria infinita, provando que o conhecimento pode ser multidimensional e que essas relações podem tomar rumos diferentes, dependendo da síntese entre vários conceitos múltiplos (VICKERY, 1980, p.209).
Para elaborar uma classificação facetada, examina-se a literatura do assunto com a finalidade de identificar seus conceitos e termos e estabelecer suas características e facetas. Após levantar e definir a terminologia própria do assunto, os termos são analisados e distribuídos em facetas. Como já foi definido, faceta é a coleção de termos que apresenta um relacionamento hierarquicamente igual com o assunto global, refletindo a aplicação de um princípio básico de divisão através da PMEST ( personalidade, matéria, energia, espaço e tempo).
2) Qual a relação entre as Leis Fundamentais da Biblioteconomia e os
cânones para a classificação bibliográfica?
Resp.: As Leis da Biblioteconomia "governam as diversas disciplinas do âmbito da Biblioteconomia [e] são invocadas somente quando dois ou mais Cânones de Classificação levarem a divisões conflitantes e igualmente válidas." Tais cânones são aqueles relativos aos três planos de trabalho antes referidos (das ideias, verbal e notacional).
Os Cânones de Classificação, de Sequência Útil e os Postulados e Princípios para Sequência de Facetas são invocadas quando se constrói um esquema de classificação ou no momento de sua extensão.
Segundo a Teoria da Classificação de Ranganathan, qualquer atividade de sistematização de objetos/referentes - concretos ou abstratos - leva em consideração a adoção dos Princípios Normativos que, para ele, nada mais são do que leis.
3) Do ponto de vista da classificação em que se diferenciam a linguagem
natural e a artificial e qual a sua relação com a biblioteca?
Resp.: A linguagem natural é de forma secundária em relação às formas orais, dinâmica, não é necessário conhecer as regras da língua para usá-la. Não tem uma função específica.
Linguagem artificial sua forma escrita é fundamental, seus significados são padronizados é necessário usar a LN para fala da LA, deve-se obedecer às regras, linguagem altamente simbólica. Tem função específica e especializada quanto ao seu uso biblioteconômico e documental, como por exemplo na organização de tesauros.
4) Descreva os níveis do trabalho de classificação segundo a Teoria
Dinâmica de Ranganathan.
Resp.: Ranganathan deu três importantes contribuições para a Biblioteconomia: a primeira consistiu em introduzir três níveis distintos em que trabalham os classificacionistas (que elaboram sistemas de classificação) e os classificadores, o plano da ideia (nível das ideias, conceitos), o plano verbal (nível do léxico, da expressão verbal dos conceitos) e o plano notacional ou formal (nível de fixação dos conceitos em formas abstratas). A segunda contribuição refere-se à sua abordagem analítico-sintética para a identificação dos assuntos (que antes dele era essencialmente dedutiva, mas não indutiva). A terceira contribuição foi o estabelecimento de dezoito princípios que podem ser considerados como um instrumento para avaliação de sistemas de classificação.
5) Descreva o que são renques e cadeias em uma estrutura classificatória.
Resp.: Renques são classes de termos formadas a partir de uma única característica de divisão. O ponto de partida para a formação de renques seria, então, a definição de cada conceito a fim de identificar a característica genérica. O conjunto de termos com esta característica comum formaria um renque onde seus componentes guardam entre si uma relação de coordenação, formando uma série horizontal.
Cadeia é uma série vertical de classes. Este Cânone estabelece que ao descer na cadeia desde o primeiro nível até o último, a extensão das classes ordenadas, conforme o caso, deve diminuir e a intenção aumentar, em cada passo. O conceito de extensão diz respeito a objetos e o conceito de intensão diz respeito a conceitos. Assim, uma classe geral tem pouca intenção (poucas características) e, portanto, abrange uma enorme quantidade de objetos. À medida que as características aumentam, o conceito se torna mais específico e, então, o número de objetos que engloba, diminui. Existe, então, uma relação inversa entre extensão e intensão.
6) Relacione e exemplifique os cânones e princípios abaixo aos respectivos
planos de Ranganathan:
Resp.: a) cânone da característica
Estes cânones "se aplicam à classificação de qualquer universo de entidades."
Destinam-se a produzir classes e subclasses.
- Cânone da diferenciação: da característica usada para a base da classificação de um universo devem surgir pelo menos duas classes ou renques; ex.:tipos de massas em uma cozinha (massa para assar, para fritar, para cozinhar)
- Cânone da relevância: a característica usada para a base da classificação deve ser relevante para os propósitos de classificação; tipos de copos (copos de cristal, copos de vidros , segundo o tipo, segundo o preço)
- Cânone de verificação: a característica usada para a base da classificação de um universo deve ser definida e verificada, constatada. Assim a data da morte é a característica escolhida para dividir um grupo de pessoas vivas.
- Cânone da permanência: a característica usada para a base da classificação de um universo deve continuar inalterada enquanto não houver modificação nos propósitos da classificação. Ex.:Países da Europa.
b) cânone da sucessão da característica
Os cânones incluídos nesta classe "se aplicam à classificação de qualquer universo de discurso. "A sucessão de características numa tabela de classificação deve satisfazer os Cânones a seguir. São normas do senso comum e nenhuma tabela de classificação deve violá-las.
...