ADOLESCÊNCIA E SEUS CONFLITOS
Por: 17012811 • 18/5/2017 • Monografia • 1.847 Palavras (8 Páginas) • 781 Visualizações
INSTITUTO TEÓLOGICO QUADRANGULAR[pic 1][pic 2]
UESLEI ALVES DOS SANTOS
ADOLESCÊNCIA E SEUS CONFLITOS
PORTO VELHO
2017
INSTITUTO TEÓLOGICO QUADRANGULAR[pic 3]
UESLEI ALVES DOS SANTOS
ADOLESCÊNCIA E SEUS CONFLITOS
Trabalho de conclusão da disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico do Curso de Teologia, Instituto Teológico Quadrangular - Sede.
Professora: Marina Falcão
PORTO VELHO
2017
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÂO: O QUE É ADOLESCÊNCIA 4
1.1 Campos de Conflitos 4
1.1.1 Físicos 5
1.1.2. Sociais 5
1.1.3. Emocionais 5
1.1.4 Religioso 5
1.2 Os Conflitos (Problemas) 6
1.2.1 Depressão 7
1.2.2 Suicídio 7
2- COMO AJUDAR? 8
2.1 – Saber Ouvir 8
2.2 – Compreender 8
2.3 - Amor e Paciência 8
3 – O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO 9
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 – INTRODUÇÂO: O QUE É ADOLESCÊNCIA
Adolescência é uma fase na vida de um ser humano que passa por diversas transformações. Mas, o que é um adolescente? Qual a idade que começa essa fase?
Segundo o Dicionário Brasileiro Globo de Francisco Fernandes (1995) “A adolescência é um período da vida humana entre a puberdade e virilidade, mocidade e juventude”. Mas qual a idade certa que o indivíduo passa por desenvolvimento? No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera a adolescência, a faixa etária dos 12 até os 18 anos de idade completos.
Nessa fase, o adolescente se depara com alguns conflitos nas áreas; físico, social emocional, e religioso.
Neste trabalho iremos detectar esses conflitos e como aprender a trabalhar eles, veremos o que a palavra de Deus diz a respeito do adolescente como entender essa mente tão frágil e fácil de ser manipulada e que ao mesmo tempo tem seu ponto de vista, parecendo ser tão difícil de conviver.
1.1 Campos de Conflitos
Há alguns tipos de conflitos que o adolescente passa, e essa transição pode ser tão quanto dolorosa, pois muitas das vezes pela falta de experiencia e maturidade alguns acabam por tomar decisões errôneas e precipitadas.
Segundo o livro de (Parrott 2003 p. 15): "Adolescentes em conflitos” essa fase trata-se de uma busca pela identidade própria e existem alguns fatores que podem evidenciar ainda mais essa busca e gerar conflitos.
Físicos
As mudanças físicas de uma adolescente podem desencadear alguns traumas, tanto seja em particular ou em público. Perceber a mudança na voz, na altura, os seios crescerem, os pelos nascerem, menstruação, tudo isso traz um certo estranhamento e conflitos.
1.1.2. Sociais
Na fase escolar, podemos ter uma noção mais clara que os conflitos sociais são evidentes, pois o sentimento de ser aceito nos grupos muitas das vezes causam conflitos no adolescente. A mudança de uma série para outra traz consigo novas expectativas, novos desafios e também novos colegas, e o rompimento dos antigos colegas da antiga série. Tudo isso mexe com o psicológico do adolescente. Assim como na relação familiar, nessa fase o adolescente tende a ser mais retraído, aquela criança tagarela, falante e espontânea, torna-se um adolescente tímido, vergonhoso e fechado.
1.1.3. Emocionais
Quando há essas mudanças físicas e sociais, surge os conflitos emocionais, o adolescente muitas das vezes quer encontrar soluções para algumas situações, tanto de ter que ser um jeito para ser aceito nos grupos, ou querer que sua aparência seja igual a de um ídolo. Todas essas coisas causam nada mais que revolta, tristeza, ansiedade, intolerância e indiferença.
1.1.4 Religioso
A Bíblia Sagrada no livro de (Provérbios 22: 6) diz: “ Instrui a criança o caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. É infância que aprendemos tudo, como falar, como andar, comportamento e religião. Mas quando se chega na fase da adolescência, surge muitos questionamentos a respeito do que se aprendeu, muitos adolescentes se tornam céticos à algumas práticas como: oração, ir aos cultos e etc. então esse processo pode ser o tanto quanto assustador e a busca pela própria fé pode leva-lo a se envolver em cultos destrutivos ou outros problemas.
1.2 Os Conflitos (Problemas)
Vamos listar alguns problemas mais comuns, pelos quais os adolescentes passam todos os dias:
- Abusos
- Ansiedade
- Ataques de pânico
- Depressão
- Drogas e álcool
- Solidão
- Vícios em Internet e jogos virtuais
- Pornografia
- Obesidade
- Revolta
- Suicídio
E vários outros, que tem se apoderado da vida de nossos adolescentes. Entre todos estes problemas o que mais nos chama atenção são: Depressão e Suicídio, a preocupação desses dois assuntos tem tomado o Brasil nos dias de hoje, onde por conta de orientação devida, amor e cuidado, estamos cada vez mais com casos de jovens e adolescente no mundo com problemas e distúrbios psicológicos.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil tem maior prevalência da América Latina. A Depressão afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros. Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo: 9,3%.
...