O Projeto de Ensino em Geografia
Por: Anderson Viery • 2/10/2020 • Trabalho acadêmico • 6.343 Palavras (26 Páginas) • 654 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11][pic 12][pic 13]
ANDERSON LUIZ DOS SANTOS
[pic 14]
[pic 15]
Luiz, Anderson Santos. VIVENDO NO TEMPO: O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DE IMAGENS. 2020. 26. Projeto de Ensino (Graduação em Geografia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, São Paulo, 2020.
RESUMO
O objeto de estudo da Geografia, é o estudo do espaço geográfico, produzido e reproduzido continuamente pela sociedade, composto por fatos sociais, naturais, econômicos e culturais etc. Neste sentido estudar geografia, proporciona ter uma melhor compreensão do mundo, fazer relações entre o espaço local, regional e global, descobrir outras culturas, diversidades da natureza, modos de produção e outros eventos. A Geografia estuda a Terra em relação à humanidade. A vida do homem é moldada principalmente pelo ambiente em que ele vive e a Geografia estuda a relação entre a terra e o homem. Segundo Macnee, “Geografia é o estudo da Terra como lar ou, em outras palavras, Geografia é o estudo do ambiente do homem, físico e social, particularmente em relação às atividades humanas”. A geografia foi derivada das palavras 'geo' e 'graphy'. 'Geo' significa terra e 'grafia' significa 'estudo' ou 'descrição'. Então, Geografia significa descrição da terra. Geografia estuda todos os três aspectos da terra, viz. litosfera, hidrosfera e atmosfera. A Geografia está relacionada a outras ciências sociais e podemos estudá-las melhor com um background em Geografia. A geografia está relacionada ao progresso econômico. Os fatores geográficos influenciam a agricultura, a indústria, o comércio e outros aspectos do desenvolvimento econômico. O conhecimento de Geografia é essencial para negócios, comércio, agricultura, indústria, navegação, operação militar e espaçonave e até para balanceamento e administração. Assim, a Geografia influencia a vida econômica, social e cultural de uma nação. Devido ao seu valor intelectual, cultural e econômico praticável, a Geografia assumiu um lugar único no currículo escolar, e é através do estudo que podemos trabalhar e projetar uma forma de levar o conhecimento geográfico para atuar no combate a pandemias que vem pode séculos atingindo o mundo.
O Vírus e o Mundo, nos conta um pouco sobre dois séculos extremamente distantes e com modo de vida diferente que no final resultam as mesmas consequências. Vírus que surgiram na mesma região com sintomas parecidos e que se iniciou
Misteriosamente e com pouco avanço de cura. Séculos extremamente diferentes com os mesmos resultados.
Palavras-chave: Geografia. Ensino. Vírus. Região. Sintomas. Séculos. Imagem. Didática. Metodologia.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 17
1. REFERENCIAL TEÓRICO 20
1.1 GEOGRAFIA NA SOCIEDADE 20
1.1 IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA. 21
2. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO 23
2.1 TEMA 23
2.2 JUSTIFICATIVA 23
2.3 PROBLEMATIZAÇÃO 25
2.4 OBJETIVOS 26
2.5 CONTEÚDOS 26
2.6 SEQUENCIA DIDÁTICA 26
2.7 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS 36
2.8 AVALIAÇÃO 37
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 38
INTRODUÇÃO
O objeto de estudo da Geografia, é o estudo do espaço geográfico, produzido e reproduzido continuamente pela sociedade, composto por fatos sociais, naturais, econômicos e culturais etc. Neste sentido estudar geografia, proporciona ter uma melhor compreensão do mundo, fazer relações entre o espaço local, regional e global, descobrir outras culturas, diversidades da natureza, modos de produção e outros eventos.
O ensino da geografia começa pela epistemologia do seu objeto de estudo, “o espaço geográfico”, e sua composição básica- lugar, paisagem, região, território, natureza, sociedade; juntamente com estes podem integrar a lista de conceitos de localização, distribuição, repartição, diferenciação, escala, relações espaciais, estrutura, rede, organização / estrutura / ordenamento / funcionamento espaciais. Entendido como um espaço produzido e apropriado pela sociedade, composto por objetos naturais, culturais, técnicos, e ações pertinentes a relações socioculturais e político-econômicas.
A sociedade em que vivemos está em permanente mudança e temos a consciência de que as nossas escolas estão cada vez mais adaptadas ao mundo tecnológico que nos rodeia. Este, por seu turno, evolui rapidamente e os alunos, na sua maioria, dominam as tecnologias de comunicação e da informação e com elas interagem com grande facilidade.
Por outro lado, todo o processo de ensino-aprendizagem supõe uma comunicação que se inicia com a construção de uma mensagem por um emissor, que inclui uma informação inteligível, adequada e perceptível e requer a percepção por um receptor através dos sentidos, principalmente a visão e a audição, atuação. O uso dos recursos tecnológicos, tais como os aparelhos de reprodução de som e imagem, tem um papel principal que é o de reforçar a ação comunicativa e permitem aos professores trazerem para a sala de aula as vivências do quotidiano dos alunos. Ocupam, portanto, um lugar fundamental e são uma ferramenta que facilita o processo de ensino aprendizagem.
...