As mulheres na obra ''Memórias Póstumas de Brás Cubas''
Por: Ana Beatriz Moreno • 5/10/2015 • Dissertação • 568 Palavras (3 Páginas) • 4.023 Visualizações
As mulheres na obra ''Memórias Póstumas de Brás Cubas''
No livro ''As Memórias Póstumas de Brás Cubas'' , Machado de Assis rompe com os estereótipos da típica mulher romântica , que não tinha nenhum defeito e era absurdamente idealizada. Porém nenhuma das personagens do livro poderia ser considerada como uma mulher forte , independente e inteligente . A maioria das personagens desse livro eram mulheres submissas (porque a maioria das mulheres no século XIX não tinham muitos direitos , então essa era uma característica inevitável , ainda mais em um livro realista) .
A mãe de Brás Cubas era extremamente submissa , e tinha pouquíssima voz dentro de sua própria casa . Era a típica mulher católica de classe alta do século XIX : religiosa , prendada e tão submissa , que as pessoas em volta dela esqueciam de sua existência. Brás sempre dizia que a amava , mas nunca esquecia de descreve-la de maneira sarcástica e irônica .
Virgília e Eugênia eram também as típicas mulheres burguesas (como quase todas as mulheres da obra) : reconheciam seus lugares na sociedade , e eram limitadas ao espaço doméstico . Eugênia era uma menina classe social mais baixa , bonita e prendada ,que era fruto de um relacionamento proibido entre D.Eusébia e Dr.Vilaça(ou seja , um adultério) e por isso era coxa , pois sua deficiencia seria uma condenação pelo o pecado dos pais . Eugênia via em Brás Cubas , algúém que poderia tirá-la da pobreza ,através do matrimônio. Mas o relacionamento não funcionou porque Brás Cubas percebeu que a menina era coxa , e por isso terminou o relacionamento . Com isso ,podemos perceber que as mulheres dessa obra são bastante dissimuladas , porque Eugênia fingia pureza e candura , para tentar ascender socialmente . E Virgília não era muito diferente de Eugênia , por mais que fosse mais rica . Ela preferiu casar-se com Lobo Neves que tinha mais status do que Brás Cubas . E enquanto mantinha o status de mulher rica e submissa , traía o marido com o seu antigo noivo , enquanto ningúem desconfiava de nada . Podemos notar aqui , uma certa semelhança com a personagem de D.Eusébia , mãe de Eugênia , que também era adúltera.
Outra mulher muito dissimulada era Marcela , que foi o primeiro amor do protagonista do livro . Ela era uma cortesã de origem espanhola , que além de muito dissimulada , era manipuladora e interesseira , e tornou-se rica através da maneira como enganou muitos homens ricos . Porém foi castigada com a perda de sua beleza .
A única mulher que não tinha tal imagem , era D.Plácida , a alcoviteira e agregada de Virgília . Ela trabalhava o dia inteiro como costureira e doceira , e teve uma vida muito sofrida , pois foi abandonada por pai e filha , e além disso , era viúva . Era a única que não tinha uma vida tranquila como a de uma mulher burguesa , e que não via alguma saída para a sua triste situação . Mas também era a única mulher que não tentava ascender socialmente através da manipulação de homens .
Quase todas as mulheres dessa obra machadiana , eram dissimuladas e tiveram um final muito triste . As únicas que tiveram uma morte mais digna foram a mãe de Brás Cubas e Virgília , por causa da condição social delas .
...