A Disciplina Administração
Por: thalita7253 • 21/5/2021 • Projeto de pesquisa • 768 Palavras (4 Páginas) • 88 Visualizações
Portfólio 1
Disciplina Administração
Nome: Carla Augusta de Figueiredo Moraes
RA: 8042140
Resumo Conceitual
Teoria Científica
A ideia central da Teoria Científica está ligada ao uso de métodos científicos para corrigir erros e aumentar a eficiência na produção com o menor custo. Nasceu após a expansão industrial no começo do século XX. Com o surgimento de grandes empresas e a necessidade de aperfeiçoamento da produção, começou o primeiro Movimento da Administração Científica, cujo principal nome e precursor foi Frederick Winslow Taylor. Seus objetivos eram conseguir maior produtividade para as empresas e sucesso para os empregados. Para atingir esses objetivos, determinou quatro princípios a serem seguidos: Planejamento – através de métodos científicos, Preparo – capacitação da mão de obra e aperfeiçoamento dos equipamentos, Controle – verificação do trabalho através de parâmetros pré estabelecidos, Execução – distribuição de tarefas para disciplinar o ritmo de trabalho. Outro nome importante desse movimento foi Henry Ford, dono da Ford Motor Company. Sua principal contribuição para a Administração foi a criação das linhas de montagem. O fordismo, como seu método ficou conhecido, consistia na especialização do trabalho, com movimentos repetitivos, o que aumentava a eficiência. Tinha seus princípios baseados em: Eficiência, Produtividade, Intensificação e Economicidade.
Outros nomes surgiram, influenciados pelos princípios de Taylor, entre eles o casal Gilbreth. Frank Gilbreth é responsável pelo desenvolvimento das operações padronizadas, que racionalizam atividades de produção como; erguer, transportar, etc., aumentando a eficiência da produção, diminuindo os movimentos dos trabalhadores. Sua esposa Lilian, começou como sua assistente e passou a escrever sobre estudos dos movimentos, após a morte do mesmo.
Também importante para a Teoria Científica foi Henry Lawrence Gantt, cuja principal contribuição foi associar prêmios à produção, com isso estimulando o trabalhador. Desenvolveu o Gráfico de Gantt, cronograma de programação de tarefas, que é usado até hoje, por ser de fácil entendimento.
Apesar de suas contribuições para o desenvolvimento da administração, a principal crítica aos seus estudos está baseada no fato de que Taylor não levava em conta as necessidades humanas. Ele via o trabalhador como ferramenta para uso da empresa para alcançar lucro.
Teoria Clássica
Principal nome da Teoria Clássica, Henry Fayol desenvolveu seus estudos através de princípios e técnicas que podem ser utilizadas em qualquer segmento empresarial.
Nela, as atividades administrativas estão divididas em; Planejamento – observação dos resultados para elaboração de plano de ação, Organização – estruturação material e humana, Comando – manutenção das atividades dentro da empresa, Coordenação – harmonização das atividades e esforços e Controle – execução do planejamento.
Foi responsável também, pela classificação de diversos princípios da administração e até hoje suas ideias são usadas, inclusive no Brasil.
As principais críticas sofridas pela teoria Clássica, dizem respeito à manipulação do ser humano através de incentivos financeiros, sem levar em conta seu estado de espírito dentro da empresa.
Teoria das Relações Humanas
Surgiu pela necessidade de tornar as relações mais humanas após a Revolução Industrial. Os trabalhadores já não suportavam o tipo de tratamento que recebiam, com condições de trabalho precárias, baixos salários e longas jornadas.
...