A Estatística em Educação
Por: ISABELLESANT • 24/7/2023 • Seminário • 887 Palavras (4 Páginas) • 72 Visualizações
[pic 1]
UFRRJ
Instituto Multidisciplinar Graduação em Pedagogia
AGATHA CRISTINA DA SILVA RAMOS ISABELLE DE OLIVEIRA SANT’ANNA RAFAELLE SILVA DE OLIVEIRA
AV2 - INTRODUÇÃO A ESTASTÍTICA EM EDUCAÇÃO
Rio de Janeiro 2023
Lista de ilustrações
Figura 1 – Tabela 01: Número de Matrículas, 2018 a 2022. Fonte: INEP. . . . . . . 4 Figura 2 – Figura 01: Número de matrículas 2018/2022 . . . . . . . . . . . . . . . 6
Sumário
1 INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
2 CONJUNTO DE DADOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
3 EXPLICAÇÃO DA ESCOLHA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5
4 GRÁFICOS SOBRE OS DADOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6
5 CALCULO DAS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E VARIABILI- DADE (ANÁLISE) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
6 FONTES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
ANEXOS 9
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo relatar o conjunto de dados e informações ligados à matrículas na educação.
CONJUNTO DE DADOS
Os dados deste trabalho foram coletados diretamente das notas estatísticas do Censo da Educação Básica 2022 (BRASIL, 2023). Escolheu-se este conjunto de dados por- que “permite a produção e avaliação de estatísticas das condições de oferta e atendimento do sistema educacional brasileiro na educação básica, reunindo informações sobre todas as suas etapas e modalidades de ensino e compondo um quadro detalhado” (BRASIL, 2023, p. 4).
Os primeiros dados a se observar são as matrículas em número – comparamos o número de matrículas na rede pública em 2022 com os dados de 2018 a 2021. Observe-se a tabela abaixo:
Figura 1 – Tabela 01: Número de Matrículas, 2018 a 2022. Fonte: INEP.
[pic 2]
INEP
Tabela 01: Número de Matrículas, 2018 a 2022. Fonte: INEP.
EXPLICAÇÃO DA ESCOLHA
Com o número de matrículas anual, podemos chegar a algumas conclusões simples, apenas observando, inicialmente, a média: Por exemplo, percebemos que os resultados de novas matrículas na rede particular excederam a média em 2022, mas que o mesmo não ocorreu na rede pública – e isso pode ser entendido como um reflexo dos tempos de pandemia. Se observamos a amplitude dos dados elencados, podemos observar que o número de vagas ocupado entre os pontos mínimo e máximo das matrículas representam uma disparidade quando comparados ao número total de matrículas (pois o número de novas matrículas na rede particular equivale a 46% do número de novas matrículas, porém o número total de matrículas da rede particular só equivale a 19% do número total de matrículas em 2022). Observamos, também, que as variâncias são representadas em escala – trata-se de números muito grandes, e, considerando a função da variância (medir a distância em que seu rol de valores está do valor de esperança matemática), podemos dizer que não há falta de variabilidade nos dados.
...