A FORMAÇÃO DOCENTE DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR
Por: Jaicon05 • 22/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.561 Palavras (11 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SUPERIOR EM LICENCIATURA DE PEDAGOGIA 1° SEMESTRE
JÉSSIKA TAVARES SANTOS SARMENTO
FORMAÇÃO DOCENTE
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR
[pic 3]
Porto Grande
2019
JÉSSIKA TAVARES SANTOS SARMENTO
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR
Trabalho do 1º semestre apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Licenciatura em Pedagogia.
Professora: Regina Célia Adamuz
Porto Grande
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 DESAFIOS DA DIVERSIDADE NA ESCOLA 4
1.1 DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E ESCOLA 5
1.2 O PROCESSO EDUCATIVO ENTRE O ENSINAR E O APRENDER 5
1.3 DO APRENDER A APRENDER: APRENDIZAGEM E DIFERENÇA 6
2 DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA 7
2.1 AS DIRETRIZES CURRICULARES INTERFEREM NA AUTONOMIA DOS DOCENTES? 7
2.2 GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA 8
3 CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A CIDADANIA E DIVERSIDADE SEXUAL 9
3.1 ESTRATÉGIAS QUE PROMOVEM A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A INCLUSÃO 9
3.1.1 Conhecimentos da equipe educadora 9
3.1.2 Mudanças de expectativas, conversa e alinhamento dos objetivos. 10
3.1.3 Ambiente de aprendizagem agradável. 10
4 ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DOCENTE 11
4.1 TÉCNICAS DE SIMULAÇÃO. 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
Em busca de informações relevantes e de conhecimentos em relação ao assunto apresentado neste portfólio, podemos compreender e aprender mais com relação a realidade em que vivemos e o que podemos acrescentar de melhor para mudar nossa educação.
Ainda seguimos em luta contra um padrão que é formado por nossa sociedade e que aparenta até ser de boa intenção teoricamente, mas diante das pesquisas efetivadas chegamos à conclusão que muitas coisas precisam ser modificadas e colocadas em prática de forma rápida, porque ano após ano são formados novos profissionais e que acabam por seguir esses padrões que afetam negativamente e contradiz com seu real objetivo.
Abordamos diversos assuntos de como melhorar a forma de educar e como podemos aplicá-las. Atentamos para qualidades básicas e fundamentais de um educador e como eles podem formar melhor seus alunos para que assim possamos preparar uma sociedade que seja crítica, autônoma e com sucesso para todas as áreas.
1 DESAFIOS DA DIVERSIDADE NA ESCOLA
Após o estudo dos materiais recomendados e a conversa informal com professores experientes, conseguimos entrar em um consenso, uma opinião em comum. “No processo educativo, a relação entre professor e aluno é de grande importância”.
Torna-se necessário recuperar e ensinar às crianças o respeito mútuo entre diferentes, também se torna necessário fazer ver ao discente as introjeções das pessoas na sociedade para sua percepção de mundo e, desta maneira, recuperar a verdadeira história.
Como estabelecer relações solidárias e de equidade na convivência entre sujeitos e suas diferenças?
Estes são os principais desafios da educação e da escola. Somos nós os responsáveis por fazer essa diferença de uma maneira que impacte na vida da sociedade positivamente, formando cidadãos com uma diversidade melhor aceita e eliminando paradigmas que são de grande influência entre nós.
O desafio da escola juntamente com os projetos educativos nos orienta para nossa prática é que, para compreender a cultura de um indivíduo e o grupo que faz parte, é necessário olhar as pessoas que estão ao seu redor, que convivem e influenciam direta ou indiretamente seus costumes. É aqui que as diferenças ganham sentido e forma de expressão como realidade e determinam o papel da alteridade nas relações da sociedade entre si.
A escola tem sido o veículo de projeção de padrões e modelos que impedem o verdadeiro conhecimento, onde privilegia um conhecimento que é dado e assimilado pela ordem institucional, e que nem sempre é percebido pelos agentes sociais que conduzem os processos educativos.
O desafio que fica até então, é compreender a educação como processo de aprendizagem, baseado na troca de comunicação entre diferentes. Usar a nossa experiência como veículo importante para o ensino e formação, melhorando assim a nossa sociedade.
Temos que ter mais amor pela profissão que escolhemos, atuar com prazer e satisfação, desenvolvendo o nosso trabalho e encarando-o como algo que não seja trabalho, pois dessa maneira não nos sentiremos obrigados a fazer somente o que nos é obrigado a fazer, o que acaba gerando um desprazer pela forma que é imposta pelo sistema. Temos que ter visões e estratégias para atuar com as várias diferenças existentes no ambiente escolar, que resultarão em melhoria no convívio social.
É importante que sempre nos mantenhamos informados e em busca de novidades sobre as novas atualidades do momento para permanecer em sintonia com os alunos e poder argumentar com eles uma realidade que seja bom para todos.
1.1 DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E ESCOLA
A diversidade tende a nos refletir como parte das afinidades de poder onde nos envolve nas dimensões da vida que vivemos, no nosso cotidiano e até mesmo onde nem suspeitamos de sua existência. Em relação a isso, SANTOS citado por GUSMÃO afirma:
Nos planos econômicos, social, político e das relações pessoais, "diferença" tem significado, em nosso país, quase sempre de "desigualdade"; ou mais exatamente: as diferenças étnicas,' culturais, fenotípicas, serviram de marcas entre desiguais sociais. (SANTOS apud GUSMÃO, 2003, p. 90)
...