A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: lpm07 • 18/4/2020 • Projeto de pesquisa • 3.792 Palavras (16 Páginas) • 129 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
MODALIDADE - ENSINO SUPERIOR
LUCIANA PEÇANHA DE MENEZES
MARA NÚBIA DO ESPÍRITO SANTO GREGÓRIO OLIVEIRA
SIMONE PINTO DA SILVA
A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MACAÉ – RJ
2017
LUCIANA PEÇANHA DE MENEZES
MARA NÚBIA DO ESPÍRITO SANTO GREGÓRIO OLIVEIRA
SIMONE PINTO DA SILVA
A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado como exigência parcial para conclusão do curso de Pedagogia à Distância da Universidade Metodista de São Paulo sob a orientação da Profª. Me. Patrícia Regina M. Marques.
Macaé – RJ
2017
SUMÁRIO
Introdução....................................................................................................5
A ludicidade e a educação infantil.................................................................6
O jogo como recurso lúdico..........................................................................9
O brinquedo..................................................................................................11
A brincadeira...............................................................................................12
A Ludicidade como recurso facilitador da inclusão....................................13
A Importância da Ludicidade na Educação Infantil .................................15
Considerações finais......................................................................................16
Referências bibliográficas...........................................................................17
RESUMO
Este trabalho tem objetivo de induzir a uma reflexão sobre a importância da Ludicidade na Educação Infantil. A criança deverá ser estimulada pelo professor em sala de aula para o ensino e aprendizagem através de jogos e brincadeiras que estimulam aprender de forma lúdica, assim ajudará a criança a compreensão dos assuntos trabalhados de uma maneira simples e prazerosa facilitando a aprendizagem. Até que ponto os brinquedos, jogos e brincadeiras podem ensinar? Estas perguntas serão respondidas neste artigo com base em teóricos conceituados na educação como o filósofo Friederich Froebel e autores Cristina Trois Dorneles Rau, Maria, 2 Ed. Ibpex (2011), Teixeira, Sirlândia Wak (2010) e Com o tema “Ludicidade na educação infantil” pretendemos demonstrar que o brincar permite a criança aprender de forma agradável possibilitando o aprendizado de várias habilidades úteis a sua vida social e afetiva.
Palavras chaves: Ludicidade; aprendizagem, desenvolvimento, prazer, jogos, brinquedos e brincadeira
Introdução.
A ludicidade na educação infantil, brincando, aprendendo, construindo conhecimento de uma forma espontânea e prazerosa.
Por meio do lúdico podemos conseguir uma educação de qualidade, que possa ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças, especialmente às da faixa etária de 0 a 6 anos de idade, considerada essa fase importante para o desenvolvimento futuro do ser humano (BENITEZ, 2008).
Porque a ludicidade é indispensável na educação infantil? Essa e outras perguntas serão questionadas neste artigo, com objetivo de esclarecer dúvidas, aprofundar o conhecimento sobre o assunto que é de grande importância para a educação infantil.
A criança deve ser estimulada pelo professor em sala de aula para o ensino e aprendizagem, orientando para que se desenvolva através de brincadeiras dirigidas e espontâneas de forma agradável e saudável para que possam aprender brincando.. A criança quando e estimulada a prender de forma lúdica tem mais chances de desenvolver suas habilidades motoras e, consequentemente de dominá-las com facilidade.
Este trabalho tem como objetivo abordar a ludicidade na educação infantil e de aprofundar o conhecimento do uso da ludicidade como recurso eficaz na aprendizagem escolar, não deixando de lado o prazer brincar.
“A educação infantil, primeira etapa da educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 06 anos de idade, seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.” (Lei 9394/96, artigo 29). Na Educação infantil é onde ocorre o desenvolvimento da criança. Tem a função educativa e é a fase das descobertas diárias em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais com a participação da família e também da comunidade.
A criança passa grande parte do seu tempo em uma escola ou creche em seus primeiros anos de vida e o professor deverá promover um ambiente agradável e favorável para que ocorra a aprendizagem através do lúdico.
A Educação Infantil e a Ludicidade
Conhecido como educador, o filósofo Friederich Froebel (1782-1852), foi um dos maiores educadores a considerar o inicio da infância como uma fase decisiva na formação das pessoas.
As técnicas utilizadas até hoje na educação infantil devem muito a Frebel. (Teixeira 2010, pág. 37).
Conforme o desenvolvimento social a revolução industrial, que se deu no inicio do século XX e com a ascensão da mulher ao mercado de trabalho, as famílias foram obrigadas a procurar lugares e pessoas para educar e cuidar dos seus filhos. “Dessa forma, as creches e as pré-escolas foram criadas com o intuito assistencialista e não só por essa razão, a educação infantil adquiriu um papel muito importante para a sociedade.” (Constituição Brasileira, 1988).
Com a evolução das leis e com o passar do tempo a educação infantil foi ganhando estímulos e bases.
A partir da lei 9394/96, que estabelece novas diretrizes e bases para a educação nacional, o atendimento a crianças em creches (até 03 anos de idade) e do pré escolar (crianças de 04 e 05 anos) constitui educação infantil, nível de ensino integrante da educação básica. (Oliveira, 2011, pág. 35).
Segundo a LDB (9394/96, artigo 29). “A educação infantil, a primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social”.
...