A Ludicidade
Por: NayaraCDeSouza • 1/5/2017 • Seminário • 348 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este texto tem como objetivo principal abordar a compreensão da importância de se concretizar uma educação transformadora que promova a construção de um sujeito crítico e emancipado.
Podem perceber que o papel da escola atualmente é algo complexo, pois a mesma tem o intuito primordial de preparar e amparar o estudante para a sociedade, tanto na área acadêmica com na área socioafetiva, exercendo um postura muito importante na sociedade atual além da transmissão do conhecimento básico de matérias curriculares.
Abordaremos também de forma simplificada as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas e possibilitando perceber a teoria mais adequada que propõe a apropriação dos elementos da cultura transformando na pratica social que auxilia na luta contra a desigualdade social. É clara a preocupação de tais teorias encontradas nas práticas pedagógicas, e estão relacionadas com as práticas sociais, visando que o professor não reproduz os saberes prontos e sistematizados, mas anda junto com o aluno em uma relação com a experiência e vivencia.
Durante a formação do individuo uma necessidade que podemos perceber é a autonomia para criar pensamentos lógicos e sistematizados, e é ai que podemos perceber com maior clareza a importância do professor, quais precisam desenvolver habilidades na sua formação tais como a forma de superar o ensino mecânico para um ensino crítico e consciente voltado para uma transformação social.
Tornar o futuro educador consciente é algo muito difícil e complexo, pois ao ingressar no ensino superior cada aluno , apresenta uma visão e uma opinião referente a vários aspectos políticos, econômicos e sociais. O papel do professor não é e não deve ser apenas ter domínio dos conteúdos.
Portanto podemos concluir que a escola é o local onde e a criança poderá encontrar os meios para se prepararem para a realizar seus projetos de vida, portanto a qualidade de ensino e a preparação dos educadores é, portanto, condição necessária tanto na sua formação intelectual quanto moral, sem a formação adequada de qualidade a criança poderá ver seus projetos frustrados no futuro.
...