A Ludicidade na Educação Infantil
Por: regianegp • 30/5/2019 • Artigo • 5.333 Palavras (22 Páginas) • 132 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PEDAGOGIA
Trabalho de Conclusão de Curso
LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Azeniude Costa Jordão – RA: 289983
Karina A. A. Souza – RA: 328235
Regiane Gomes Pereira – RA: 289988
Orientador: Rosana Maria Colombo Balarde
Americana, maio de 2014.
Sumário
Sumário 2
RESUMO 3
ABSTRACT 4
INTRODUÇÃO 5
A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PEDAGOGIA VOLTADA À INFÂNCIA 8
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 16
O LÚDICO E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM 17
CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
RESUMO
O presente artigo apresenta “o lúdico e sua contribuição no desenvolvimento de uma pedagogia da infância”. Destacando o objetivo principal que é o lúdico como ferramenta pedagógica e seu potencial educativo na aprendizagem. Uma proposta pedagógica consistente, voltada à infância, que garanta às crianças, em parceria com o professor comprometido com a educação, aprendizagem, através de tentativas lúdicas, respeitando o direito de viver a infância, desenvolvida com emoção e prazer. A pesquisa que se apresenta a seguir tem um caráter exploratório descritivo, qualitativo da temática, auxiliando o trabalho dos educadores. Levando-os a contemplar o lúdico como princípio norteador das atividades didático-pedagógicas, possibilitando as manifestações e interações das crianças para o desenvolvimento de uma pedagogia da infância.
Palavras-chave: ludicidade; desenvolvimento; pedagogia da infância.
ABSTRACT
This paper presents the "playful and their contribution in developing a pedagogy of childhood." Highlighting the main objective which is the play as a pedagogical tool and its educational potential in learning. A consistent pedagogical proposal, aimed at children, ensuring children in partnership with committed to education, learning through play attempts teacher, respecting the right to live their childhood, developed with excitement and pleasure. The research presented below has a qualitative descriptive exploratory nature of the subject, assisting the work of educators. Leading them to contemplate the playful as a guiding principle of teaching and pedagogical activities, demonstrations and interactions enabling children to develop a pedagogy of childhood.
Keywords: playfulness; development; childhood pedagogy.
INTRODUÇÃO
A ludicidade vem sendo estudada ao longo dos tempos, como um processo de suma importância no desenvolvimento humano.
Pensadores e filósofos, já analisavam o brincar e sabiam de sua importância: Aristóteles já relacionava “o estudo ao prazer”. Na antiga Grécia Platão (427-348), afirmava “os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados com jogos educativos”. Outros teóricos também evidenciaram a importância do processo lúdico na educação. Exemplo: Rousseau (1712-1758), Pestalozzi (1746-1827), Vygotsky, Piaget, entre outros, foram pioneiros e contribuíram para transformar o conhecimento empírico, em conhecimento cognitivo.
O teórico Rousseau (1712-1758) frisou a importância do processo lúdico na educação das crianças, destacou o interesse que a criança sente quando participa de um processo que corresponde a sua alegria natural. Percebeu que só se aprende pensar caso se exercite os sentidos, instrumentos da inteligência.
Neste sentido, faz-se necessário que a educação infantil seja baseada em uma proposta pedagógica consistente voltada a pedagogia da infância. Compreender o papel da ludicidade no desenvolvimento infantil, bem como utilizar a brincadeira como ferramenta pedagógica.
Partindo dessa temática surgiu o problema de pesquisa: “O lúdico contribui no desenvolvimento de uma pedagogia da infância?”.
O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre a importância do desenvolvimento infantil através do lúdico e sua contribuição para uma pedagogia voltada à infância.
Tendo por fundamento a ludicidade na infância para o desenvolvimento do aluno, sentiu-se a necessidade de aprofundar o conhecimento, levando-os a refletir sobre o lúdico e sua contribuição para o desenvolvimento da pedagogia da infância, visando auxiliar e enriquecer o trabalho dos educadores. Trata-se, sem dúvida, de um tema de evidente relevância social, técnica e científica. A ludicidade na infância contribui para o desenvolvimento de uma pedagogia da infância, influencia atividades mais significativas, recreativas e prazerosas. Possibilita a ampliação de um conhecimento acerca de si mesmo, dos outros e do meio em que vive.
No desenvolvimento lúdico o sujeito exercita-se cognitivamente, socialmente e efetivamente, o aprendizado é favorecido de forma significativa e prazerosa. Indo ao encontro dos desejos, interesses, necessidades, curiosidades, energia e anseios infantis.
O artigo científico vem relatar resultados de estudos realizados a respeito da temática de maneira clara e concisa. Apresenta uma análise pedagógica própria para a infância; a seguir reflete qual deve ser a formação do educador infantil; avalia o potencial educativo das brincadeiras; investiga o processo de construção da pedagogia da infância; em seguida as considerações finais. Para confecção deste artigo científico foram requisitadas obras de referências através de livros, revistas e internet.
Em linhas gerais, evidenciou-se a necessidade de respeitar o direito de viver a infância dentro e fora da escola, assim sendo, faz-se necessário uma reflexão sobre a formação do educador infantil.
O atendimento a crianças pequenas vem se desenvolvendo no sentido de propiciar o desenvolvimento cognitivo, afetivo, perceptivo-motor e social. Contemplar a brincadeira como princípio norteador das atividades didático-pedagógicas possibilita a manifestação infantil, que as crianças mantêm com o mundo, ao reconhecimento de si mesma e de todos com os quais brincam.
...