ATPS pedagogia
Por: Thais010 • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 662 Palavras (3 Páginas) • 324 Visualizações
Faculdade Anhanguera
Pedagogia
ATPS
Educação e Diversidade
Profª Renata
Nome do grupo: RA:
Caroline Gomes de Lima 2485738468
Daniela da Costa Alves 9930005874
Priscila Isidro Cordeiro 2485818459
Thais O. Lima 1587923674
[pic 2] Nesta charge podemos ver a valorização da cultura brasileira.
[pic 3] Na imagem de uma propaganda vemos a valorização da diversidade da raça.
[pic 4]Outra imagem de propaganda aonde mostra que não existem diferenças que todos somos iguais.
Identidade Cultural nas Escolas
A diversidade cultural está presente em cada canto do mundo. São notórias as diferenças de raças, crenças, valores, etnias e opções sexuais; e não é diferente dentro das escolas.
Tais adversidades vêm crescendo a cada dia, e é na escola o primeiro contato formal das crianças com essas culturas múltiplas. É de tamanha importância que as crianças vivenciem isso e que conheçam as diferentes formas de viver e de enxergar a sociedade que as cercam.
O correto é que na escola sejam apresentadas aos alunos as diversas culturas para que estes aprendam a respeitar e a conviver com elas. Agindo desta forma, a igualdade estará sendo semeada, onde a aceitação da própria cultura e das demais presentes será imediata e geral.
As crianças de hoje, serão os adultos formadores da sociedade de amanhã. Os valores sobre elas impostos serão passados adiante. É preciso que se ensine sobre o quanto ser diferente é ser normal, e que são as próprias diferenças que tornam nossa cultura tão rica e interessante do jeito que é.
Multiculturalismo, educação e os desafios da prática pedagógica
Os principais documentos que regem tanto a nação como as diretrizes educacionais asseguram que a educação é um direito de todos.
A Constituição Federal em seu artigo 4º visa promover o bem de todos sem distinção de raça, etnia, necessidades especiais, sexualidade, religião, faixa etária, gênero, classe social ou cultura. O artigo 208 ratifica que é dever do Estado garantir o atendimento educacional aos portadores de necessidades especiais.
Mediante a tantos aportes legais nos cabe à certeza de que o multiculturalismo em nada impede o ato de educar, desde que sejam desenvolvidas políticas de conscientização sobre tal diversidade.
...