TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps do eja

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

Quais as principais características do público alvo da EJA?

Alunos mais velhos que possui limitações, mas busca solucioná-las através de sua força de vontade, tem consciência da necessidade de aprender e valoriza suas conquistas quando estabelece associações por decisão própria.
Alunos mais jovens que não permaneceu no ensino regular por falta de disciplina e por serem repetentes evadiram-se da escola.

Quais as histórias de vida dos adultos?

As maiorias da história se coincidem em mesmo aspecto, pois quando falamos de educação de adultos, logo pressupomos que tiveram um motivo muito forte para não ingressar ou não concluir seus estudos quando na idade correta.

Muitos tiveram que abandonar a escola por motivo de trabalho principalmente aqueles que vivem ou viveram em cidades precárias, como por exemplo, nos sertões. Esses priorizaram o trabalho e não o estudo, pois de certo, precisavam colaborar em casa e trazer o alimento, trabalhando em roças, plantando e colhendo, logo não tinham tempo hábil para frequentar uma escola, outros nem ao menos sabiam como é uma sala de aula, pois não tiveram a oportunidade de conhecer tendo que desde muito pequenino ir para o trabalho rural conhecendo o que é terra, fruto e folha e desconhecendo a forma social que tem de fazer parte de todo ser humano, em outras palavras seu lápis e caneta foram a enxada e os outros matérias de trabalho, seu caderno foram a terra e as plantações e seu conhecimento foram somente esse sementes e esse mundinho fechado, foram letrados por conhecer algo ao ouvir sua pronúncia, mas uma pena não terem sido alfabetizados.

Quanto às mulheres podemos dizer que algumas tiveram a mesma história de vida dos mesmos citados anteriormente, embora a outra parte não frequentasse a escola por terem se casado ainda muito novas, logo engravidavam e invés de caderno, livro, lápis e caneta aprenderam o que é fralda, mamadeira etc., tornaram-se do lar e mesmo que quisessem estudar eram impedidas por seus maridos, pois os homens de antigamente eram muito machistas e acreditavam que as mulheres não precisavam estudar apenas teriam que saber cuidar da casa, do marido e dos filhos.

Contudo, compreende-se que esses que agora ingressam na EJA querem recuperar o tempo perdido, ou seja, quando poderiam aprender não foi possível devido a essa série de exemplos citados e agora buscam depois de mais velhos aprender e se socializar através das normas de aprendizagem deixada pelas escolas laica, afinal, todos tem direito ao ensino não importa a idade.

Quais as histórias de vida dos jovens?

Os jovens muitas das vezes não levam a sério o ensino regular a qual lhes é oferecido, querem mesmo é saber de bagunça se esquecendo do estudo. Quando esses se sentem constrangido por serem repetentes ou mesmo quando não mostra um bom desempenho ou acompanhamento em vista de seus colegas nas matérias, se tornam assim, indisciplinados então deixa de acreditar em si mesmo decidindo evadir-se da escola. Quando percebem que estão ficando para trás ao buscar trabalho e não conseguirem por não terem concluído o ensino médio, aí eles decidem retomar os estudos indo para a EJA, quer dizer, não souberam aproveitar a oportunidade agora sentindo o peso de serem digamos excluídos do mercado de trabalham encontram na Educação de Jovens e Adultos uma nova oportunidade de fazer parte do aprendido escolar.

Inclusão na Educação de Jovens e Adultos.

A inclusão na Eja acontece devido a irresponsabilidades e descrenças dos pais dos alunos. Sabemos que muitas crianças nascem com algumas doenças congênitas ou alguma deficiência e a maioria dos pais acreditam que colocar essas crianças na escola será perda de tempo ou um gasto a mais quando postas em uma escola voltada somente para crianças com algum tipo de deficiência o que não é o caso nesse texto, pois estamos abordando outra questão, embora essa informação não deixe de ser muito importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com