Disciplina de Currículo e Avaliação da Educação
Por: Marlene Joana • 5/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.057 Palavras (9 Páginas) • 405 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Disciplina de Currículo e Avaliação da Educação
Docente – Jucilene Galvão
Discente – Marlene Joana dos Santos
Atividade 2/Portfólio – Ciclo 3 de Aprendizagem
Descrição da atividade:
Com base nas leituras empreendidas até aqui e na pesquisa sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) responda as questões a seguir. Lembre-se que as respostas devem ser fundamentadas teoricamente.
1- A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiência constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte de patrimônio cultural.
Compreender a concepção de campos de experiência, que está ligado à lógica da infância e às formas da criança aprender. Os campos de experiência devem compreender todas as possibilidades de apreender e desenvolver. Deve trazer diferentes linguagens que as crianças dever explorar, seja do corpo, forma, cores, oral que esta na aproximação da leitura e escrita. É fundamental que as regionalidades, diversidades e contextos culturais sejam incorporados e valorizados nesse processo participativo de construção do currículo dentro das escolas.
Considerando os saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são: o eu, o outro e o nós, corpo, gestos e movimentos, traços, sons, cores e formas, oralidade e escrita e espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
O eu, o outro e o nós
É voltado para interações através das experiências sociais. É esse campo de experiência que surge às percepções e questionamentos sobre eu e os outros, desenvolvendo na criança, dessa forma, a autonomia, o auto cuidado, a reciprocidade e a interdependência. O objetivo desse campo de experiência é valorizar a identidade da criança, respeito ao outro e reconhecer as diferenças que nos constituem enquanto seres humanos.
Corpo, gestos e movimentos
As crianças usam o corpo através dos gestos e movimentos para explorar todo o universo ao seu redor, seja cultural ou social. Neste ponto, a BNCC estabelece que, são nas diferentes expressões campos de experiências que as crianças entrelaçam os corpos as emoções juntamente com a linguagem própria delas. Nesse campo também, criança desenvolve o conceito de integridade física e vai ampliando o repertorio dos movimentos, através dos quais elas vão descobrindo espaço através do próprio corpo. Dentro da organização curricular as atividades desenvolvidas são escorregar, saltar pular, engatinhar, sentar, escalar equilibrar ou apoiar em objeto simples. Portanto, esse campo de experiência traz o desenvolvimento do campo sensório-motor.
Traços, sons, cores e formas
Como objetivo principal fazer com que a criança vivencie diversas formas de expressões através de pintura, colagem, fotografia, musica, teatro e dança, ou seja, através das experiências artísticas e suas vivencias as crianças consiga construir suas próprias bagagem cultural e artística.
Oralidade e escrita;
A educação infantil traz na BNCC a apropriação da linguagem oral. Através da pratica pedagógica do ouvir, leitura de textos, de diversos gêneros, não somente história infantil e conto de fadas, mas textos de gêneros discursivos comuns do cotidiano da criança, aquele que apresenta a sua utilização com as praticas sociais é que vai se materializar na prática pedagógica. O objetivo é fazer desenvolver o gosto pela leitura, o estimulo a imaginação, a ampliação do vocabulário e conhecimento de mundo, ou seja, que a criança compreenda a escrita como representação da sua oralidade.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
As crianças vivem em tempos e espaços diferentes. Nesse campo, devem explorar a curiosidade das crianças. Fazerem-nas elas entenderem que vivem no campo físico e sociocultural. A criança começa a desenvolver as suas noções matemáticas através de contagem, ordenação, pequenas noções de medidas, pesos e distâncias, ou seja, a criança começa perceber o que perto ou longe, maior ou menor. Portanto, as atividades desenvolvidas são mais lúdicas, ou seja, as atividades lúdicas do brincar enquanto atividade pedagógica essencial para o desenvolvimento da criança. Através dessas atividades lúdicas, o foco passa a ser a investigação e o levantamento de hipótese que a criança produz quando explora o mundo ao seu redor. Segundo a BNCC as crianças são pequenos cientistas cuja curiosidade precisa ser trabalhada, e servir como ponto de partida para a prática pedagógica. A criança chega à Educação Infantil, com necessidade de conhecer apreender e compreender o mundo ao seu redor.
2- Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas. Elas se intersectam na formação dos alunos, embora se preservem as especificidades e os saberes próprios construídos e sistematizados nos diversos componentes. Cada área de conhecimento estabelece competências específicas de área, cujo desenvolvimento deve ser promovido ao longo dos nove anos.
Linguagens
É uma forma de interação, ou seja, é através da linguagem que a criança se constitui como sujeito. Pode se manifestar através da linguagem verbal, corporal, musical e visual. São as linguagens que constitui a subjetividade do ser humano, ou seja, são essenciais todas as linguagens serem trabalhadas para a construção da identidade do sujeito dentro da educação.
Matemática
A matemática esta em tudo que a gente faz. No ensino Fundamental deve garantir que o aluno desenvolva a capacidade de recorrer aos conhecimentos matemáticos para compreensão e atuação no mundo. São diversos os campos da matemática como aritmética, álgebras, geometria, estatística e probabilidade. Por meio da articulação desses campos a BNCC propõem que os alunos desenvolva a capacidade de raciocinar, comunica, representar e argumentar matematicamente para desenvolver problemas em diversos contextos. A área de matemática prever o desenvolvimento de 8 competencias especificas e articulação com as 10 competências gerais da BNCC.
...