IDENTIFICANDO E ANALISANDO UM PROBLEMA EDUCACIONAL
Por: j.amileb • 20/12/2021 • Trabalho acadêmico • 823 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do FNDE
IDENTIFICANDO E ANALISANDO UM PROBLEMA EDUCACIONAL
Nome: Jamile Lima Batista,
Lázaro Marciel da Silva Ribeiro
Tutor: Gilmário Santos da Silva
Santanópolis-Ba, 20 de outubro de 2021
- INTRODUÇÃO:
“O FNDE é responsável por executar parte das ações do MEC relacionadas à Educação Básica, prestando auxílio financeiro e técnico aos municípios e executando ações que contribuam para uma Educação de qualidade.
Ele tem como finalidade captar recursos financeiros e canalizá-los para o financiamento de projetos de ensino e pesquisa, de acordo com as diretrizes do planejamento nacional da Educação. A execução de alguns projetos relacionados à Educação Superior e ao Ensino Técnico também é de responsabilidade do FNDE.”
A nossa sociedade é reflexo dos costumes, tradições, normas e regras dos nossos antepassados e isso não é diferente na área da educação. É certo que o mundo está em constante evolução, portanto faz-se necessário que a capacitação de qualquer servidor da área de educação seja primazia nos municípios.
Hoje mais do que nunca, sabemos que a Educação é a uma das maiores maneiras de diminuir a desigualdade social no país. Sendo assim, a Escola, professores e funcionários devem trabalhar de forma conjunta e não de forma desconexa.
O presente trabalho tem como objetivo a formação, especialização, a “capacitação e formação continuada” dos professores, porque o município deve acompanhar os processos e novas adaptações que o mundo está passando, logo, os profissionais constantemente deve rever seus saberes, sua conduta, afinal a formação recebida hoje é reflexo dos professores.
“A LDB nº 9394/96 reforça a exigência para os cursos de formação que supram não só as deficiências resultantes do distanciamento entre o processo de formação docente e sua atuação profissional, mas também a necessidade de preparar um professor bem afinado com as práticas pedagógicas voltadas para a construção do conhecimento de acordo com as exigências que se colocam no atual estágio do desenvolvimento da humanidade”.
- PROPOSTA DE SOLUÇÃO:
Existem algumas soluções que podem ser aplicadas nesse processo de desenvolvimento dos profissionais como:
- Incentivar os servidores da educação a estudarem e se capacitarem mais;
- Realizar reuniões com debates para os profissionais discutirem práticas feitas nas escolas municipais, e observarem o andamento da alfabetização e formas de melhorarem conforme a necessidade dos alunos;
- Cursos de capacitação oferecida pela Secretária Municipal de Educação, na semana de Jornada Pedagógica, que serviram para contribuir na melhoria do ensino local, proporcionando as crianças e adolescentes um ensino integrado, capacitando-as para enfrentar desafios e as adversidades sociais;
- O Município pode utilizar 40% do FUNDEB, destinado a formação do professor em serviço, para gastos durante a formação onde a prefeitura garanta aos cursistas, transporte e a inscrição, quando for necessário custo para a formação;
- Promover oficinas durante o ano para todos os servidores da Educação;
- Investimento na continuidade dos estudos dos professores, visando o crescimento profissional;
- Habilitar docentes atuantes na educação básica, por meio de ensino a distância, com carga horária de 40 horas e certificando cada um dos cursistas.
Vale ressaltar, que o professor, bem como qualquer outro profissional deve buscar melhoria na sua capacitação e formação adequada para exercer com excelência sua profissão.
A escola e o professor tem um papel de suma importância na criação de uma sociedade mais justa. “Scientia potentia est” significa “Conhecimento é poder” muitas vezes atribuída a Francis Bacon, apesar de não ser conhecida nenhuma ocorrência precisa dessa frase nos escritos em latim ou em inglês de Bacon. No entanto, a expressão "ipsa scientia potestas est" ("conhecimento em si é poder") aparece nas suas Meditationes Sacre (1597). A exata frase "scientia potentia est" foi escrita pela primeira vez na versão de 1668 da obra Leviatã de Thomas Hobbes, que foi secretário de Bacon quando era novo.
...