Leis de Diretizes e Bases
Por: marianapussi • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 407 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA SÃO CAETANO DO SUL
CAMPUS ALIBERT
ATPS- ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
SÃO CAETANO DO SUL, 2014
FACULDADE ANHANGUERA SÃO CAETANO DO SUL
CAMPUS ALIBERT
COMPONENTES: JESSICA DANTAS DA SILVA RA: 376672776
JULIANA D’ANGELO MOTA RA: 4207793870
MARIANA SIQUEIRA PUSSINELLI RA: 4200059325
TURMA: 5 NA
PROFEESORA: ANA RAQUEL
ATPS- ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
SÃO CAETANO DO SUL, 2014
Para todo o contexto ficar claro explicaremos os conceitos e definições de criança, educação infantil e ensino fundamental.
Começaremos então:
Criança, é um ser humano que ainda não chegou a fase da puberdade, é, portanto uma pessoa com poucos anos de vida.
O desenvolvimento da criança implica um uma série de aprendizagens que são essenciais para a sua formação como adulto.
Com o tempo, a criança passa a ser educada na escola onde adquiri os conhecimentos que a sociedade considera importantes. Neste processo educativo, a criança assimila os valores da sua cultura é concepção da moral e ética.
Já estamos entrando nos conteúdos escolares e pedagógicos, explicaremos agora a:
Educação infantil de acordo com a lei, a educação infantil deve ser oferecida de 0 à 3 anos e pré-escola 4 à 5 anos, porém não é obrigatória sendo de responsabilidade dos municípios.
O papel da educação infantil é cuidar da criança em espaço formal, com maior dedicação à: alimentação, limpeza e lazer, faz parte deste ciclo também educar , sempre de forma branda, usando o lúdico nas atividades com destaque no desenvolvimento global.
Não é papel da educação infantil, alfabetizar à criança.
Deve ser trabalhado nesta fase o movimento, a música, arte visual, linguagem oral e escrita, matemática e natureza e sociedade, não esquecendo que o lúdico faz parte de tudo que será aplicado ao aluno.
Alcançando o objetivo que é desenvolver algumas capacidades como: relações sociais (interações), conhecer o próprio corpo, brincar, se comunicar entre outros,
A educação infantil tem como prioridade estimular as diferentes áreas do desenvolvimento da criança, criar uma curiosidade para isso é importante que a criança esteja feliz no ambiente escolar.
Já explicado o conceito e desenvolvimento da nossa educação infantil, agora mostraremos o conceito e desenvolvimento do:
Ensino fundamental é uma etapa da educação básica, tem duração de 9 anos é obrigação para toda criança estar matriculada em alguma instituição de ensino entre 6 à 14 anos.
Com a mudança da lei nº 3.675/04 transformada parte nº 11274/2006,tendo agora 9 anos e o 1º ano com as crianças de 6 anos e não mais 7 anos, a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira), nos diz que é obrigatório no ensino fundamental o ensino da: língua portuguesa, matemática, conhecimento do mundo e físico, artes, educação física e musica.
O ensino fundamental na pratica é dividido em 2 ciclos, os primeiros anos do ensino fundamental é desenvolvido com um único professor regente em sala de aula.
Nos próximos anos do ciclo temos uma equipe de professores especialistas, nas escolhidas disciplinas a lecionar.
No primeiro ciclo as crianças são desenvolvidas através de jogos, atividades lúdicas, leitura, imagem e sons.
No ultimo período do ciclo do ensino fundamental, se aprofundam no estudo das matérias que também serão trabalhadas no ensino médio, está é uma fase de diversas mudanças e independência, algo que também deve ser trabalhado em sala de aula.
...