TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO DE LEITURA E CITAÇÕES

Por:   •  7/10/2021  •  Resenha  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FICHAMENTO DE LEITURA E CITAÇÕES

DISCENTE: MARIA AURILEIDE VIANA SILVA

Data: 22/04//2021

DOSCENTE: JOSÉ AURILO

Turma: PEDAGOGIA 2021.1

Metodologia e Prática do Ensino de História e Geografia – unidade 1

MARTINS BARBERIO, S.A. Metodologia e Prática do Ensino de História e Geografia

o ensino de História deve comprometer-se com a construção de uma proposta que reflita sobre a vivência cotidiana das pessoas e busque capacitá-las para a solução de problemas inerentes à sua prática social.( pag 11)

“O ensino de História deve partir da construção da identidade do sujeito como membro de uma família e suas diferentes histórias” (pag 11)

“A história familiar é construída evocando lembranças passadas, comemorações e tradições culturais. Nas tradições e costumes familiares. (pag 12)

“É importante que se ensine História para que os alunos possam questionar a realidade, identificando seus problemas e descobrindo formas político-institucionais que possam ajudar a resolvê-los.” ( pag 15)

“É necessário, portanto, que o aluno compreenda o momento histórico em que vive, e, para atingir esse objetivo, é importante disponibilizar situações em que o aluno possa analisar e interpretar os processos de transformação das relações entre os homens e destes com a natureza”. ( pag 16)

“o ensino da História no Ensino Fundamental se fundamenta em objetivos claros que, se não concretizados, abrem insuperável lacuna na formação dos estudantes.” ( pag 20)

“É sempre importante que os professores ajudem seus alunos em diferentes competências, graduando seu padrão de dificuldade conforme a idade e ano de escolaridade em que o aluno se encontra”. ( pag 23)

“A educação se transforma continuamente, uma vez que se articula com uma realidade social que não para de mudar” ( pag 30)

“Somos o que somos e alcançamos o que foi possível por vivermos em grupo e por descobrirmos que, sem o compartilhar não existe a família, não existe a comunidade, é impossível a nação, não há justificativas para o trabalho e para a busca da felicidade.” ( pag 46)

“Não se pode imaginar aula com qualidade quando o professor se fecha em seus conteúdos, esquecendo a importância da interdisciplinaridade” (pag 48)

“O ato de avaliar é a ferramenta que proporciona aos alunos demonstrar o que aprenderam, o que sabem e as relações que estabelecem entre o conhecimento adquirido e o seu próprio.” ( pag 49)

  1. FORMANDO O ALUNO CIDADÃO.

A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do            passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. Em outras palavras estudamos o passado para entender o presente e o passado em si mesmo, pois podemos compará-los, mas não julgá-los. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.

        Unificar a escola à formação de cidadão é uma realidade em nossa coletividade, na escola que o aluno descobre os meios necessários que os prepara para a vida, é no ambiente escolar que ele será inserido em círculos sociais e deverá cumprir funções básicas de uma vida adulta como ter uma rotina, compreender conteúdo, respeitar as pessoas e executar tarefas da melhor maneira possível.

               A construção da identidade e sua história são desenvolvidas a partir do primeiro dia de vida. É no seu modo de vida, costumes, crenças e vivencias que a criança constrói a sua história. É nessa base, que vai se expandindo e ampliando a capacidade e conhecimento de relações sociais e culturais diversas.

  1. ENSINANDO HISTÓRIA

          O ensino e a aprendizagem da história compreendem entre o saber histórico e o saber histórico escolares. Na qual esse é o conhecimento baseado nas pesquisas dos historiadores e especialistas, e o saber histórico escolar é o conhecimento no espaço escolar. Relaciona-se  três conceitos fundamentais; o fato histórico que tem ligação como ações humanas realizadas pelos homens e coletividade, sujeito histórico são os agentes da ação social, por exemplo; a igreja católica, o presidente Lula e etc. E o tempo histórico que são acontecimentos que marcam um povo e remete-se às mudanças na sociedade humana.

          O estudo da história é indispensável na formação de pessoas com senso crítico, o desafio reside em oferecer uma história que faça sentido para o aluno, esta tem semelhança direta com o homem em seu tempo. Aprender história é importante, para ativar a valorização patrimonial sociocultural, o direito da cidadania, liberdade de expressão e democracia. No entanto, a participação do professor compreende-se em mediar esse processo de construção de conhecimento de história do aluno.

          Entretanto, é de suma importância o estudo dos conteúdos que se divide em conceituais, procedimentais e atitudinais. Os conceituais envolve o conhecimento construído pela humanidade ao longo da história, fatos, datas e acontecimentos. Atitudinais são conteúdos relacionados a valores, atitudes e normas e o procedimental consiste em técnicas, habilidades ou procedimentos que são executados de acordo com uma determinada finalidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com