O FICHAMENTO DE LEITURA E CITAÇÕES
Por: mariaaurileide28 • 7/10/2021 • Resenha • 1.349 Palavras (6 Páginas) • 100 Visualizações
[pic 1]
FICHAMENTO DE LEITURA E CITAÇÕES | |
DISCENTE: MARIA AURILEIDE VIANA SILVA | Data: 22/04//2021 |
DOSCENTE: JOSÉ AURILO | Turma: PEDAGOGIA 2021.1 |
Metodologia e Prática do Ensino de História e Geografia – unidade 1 | |
MARTINS BARBERIO, S.A. Metodologia e Prática do Ensino de História e Geografia | |
“o ensino de História deve comprometer-se com a construção de uma proposta que reflita sobre a vivência cotidiana das pessoas e busque capacitá-las para a solução de problemas inerentes à sua prática social.( pag 11) “O ensino de História deve partir da construção da identidade do sujeito como membro de uma família e suas diferentes histórias” (pag 11) “A história familiar é construída evocando lembranças passadas, comemorações e tradições culturais. Nas tradições e costumes familiares. (pag 12) “É importante que se ensine História para que os alunos possam questionar a realidade, identificando seus problemas e descobrindo formas político-institucionais que possam ajudar a resolvê-los.” ( pag 15) “É necessário, portanto, que o aluno compreenda o momento histórico em que vive, e, para atingir esse objetivo, é importante disponibilizar situações em que o aluno possa analisar e interpretar os processos de transformação das relações entre os homens e destes com a natureza”. ( pag 16) “o ensino da História no Ensino Fundamental se fundamenta em objetivos claros que, se não concretizados, abrem insuperável lacuna na formação dos estudantes.” ( pag 20) “É sempre importante que os professores ajudem seus alunos em diferentes competências, graduando seu padrão de dificuldade conforme a idade e ano de escolaridade em que o aluno se encontra”. ( pag 23) “A educação se transforma continuamente, uma vez que se articula com uma realidade social que não para de mudar” ( pag 30) “Somos o que somos e alcançamos o que foi possível por vivermos em grupo e por descobrirmos que, sem o compartilhar não existe a família, não existe a comunidade, é impossível a nação, não há justificativas para o trabalho e para a busca da felicidade.” ( pag 46) “Não se pode imaginar aula com qualidade quando o professor se fecha em seus conteúdos, esquecendo a importância da interdisciplinaridade” (pag 48) “O ato de avaliar é a ferramenta que proporciona aos alunos demonstrar o que aprenderam, o que sabem e as relações que estabelecem entre o conhecimento adquirido e o seu próprio.” ( pag 49) |
- FORMANDO O ALUNO CIDADÃO.
A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. Em outras palavras estudamos o passado para entender o presente e o passado em si mesmo, pois podemos compará-los, mas não julgá-los. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.
Unificar a escola à formação de cidadão é uma realidade em nossa coletividade, na escola que o aluno descobre os meios necessários que os prepara para a vida, é no ambiente escolar que ele será inserido em círculos sociais e deverá cumprir funções básicas de uma vida adulta como ter uma rotina, compreender conteúdo, respeitar as pessoas e executar tarefas da melhor maneira possível.
A construção da identidade e sua história são desenvolvidas a partir do primeiro dia de vida. É no seu modo de vida, costumes, crenças e vivencias que a criança constrói a sua história. É nessa base, que vai se expandindo e ampliando a capacidade e conhecimento de relações sociais e culturais diversas.
- ENSINANDO HISTÓRIA
O ensino e a aprendizagem da história compreendem entre o saber histórico e o saber histórico escolares. Na qual esse é o conhecimento baseado nas pesquisas dos historiadores e especialistas, e o saber histórico escolar é o conhecimento no espaço escolar. Relaciona-se três conceitos fundamentais; o fato histórico que tem ligação como ações humanas realizadas pelos homens e coletividade, sujeito histórico são os agentes da ação social, por exemplo; a igreja católica, o presidente Lula e etc. E o tempo histórico que são acontecimentos que marcam um povo e remete-se às mudanças na sociedade humana.
O estudo da história é indispensável na formação de pessoas com senso crítico, o desafio reside em oferecer uma história que faça sentido para o aluno, esta tem semelhança direta com o homem em seu tempo. Aprender história é importante, para ativar a valorização patrimonial sociocultural, o direito da cidadania, liberdade de expressão e democracia. No entanto, a participação do professor compreende-se em mediar esse processo de construção de conhecimento de história do aluno.
Entretanto, é de suma importância o estudo dos conteúdos que se divide em conceituais, procedimentais e atitudinais. Os conceituais envolve o conhecimento construído pela humanidade ao longo da história, fatos, datas e acontecimentos. Atitudinais são conteúdos relacionados a valores, atitudes e normas e o procedimental consiste em técnicas, habilidades ou procedimentos que são executados de acordo com uma determinada finalidade.
...