TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRIMEIRO PAPER SOBRE RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

Por:   •  27/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Maisa Aparecida Nogueira Dos Santos

Crislane Gomes Amaral

        

           RESUMO

Este presente artigo tem como objetivo ressaltar de assuntos que é grande importância para a relação de escola e comunidade.Trazendo pontos positivos e negativos em sua construção, para sua abordagem trouxe aqui autores que colaboraram com educação, como Paulo Freire, Nelson Pillete,uma relação necessária para o desenvolvimento dos alunos, onde todos trabalham juntos para uma educação plausível.Contamos também com programas que orientam a escola no interagir com a comunidade. Apresentei em meu trabalho a pesquisa qualitativa.

Palavras-chave: Escola. Comunidade. Relação Necessária.

          Abstract

This article aims to highlight issues that are of great importance to the relationship between school and community. Bringing positive and negative points in its construction, to its approach brought here authors who collaborated with education, such as Paulo Freire, Nelson Pillete, a relationship necessary for the development of students, where everyone works together for a plausible education. We also have programs that guide the school in interacting with the community.I presented qualitative research in my work.

Keywords: School. Community. Ratio Required.

INTRODUÇÃO

Todo processo de aprendizagem que possuímos não estão diretamente lidados à nossa constituição biológica. Não nascemos sabendo uma língua ou qualquer outra coisa.Essas são habilidades adquiridas através dos muitos processos de educação pelos quais passamos no decorrer de nossas vidas. O processo educacional é uma das várias maneiras de uma sociedade manter sua estrutura e seu fundamento. O indivíduo que a integra deve entender sobre ela. A educação é o centro do processo de nossa formação social são determinadas pelas regras, éticas, normas morais, língua e costumes.

Dois importantes autores da sociologia, Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron, dedicam a estudar as instituições e as diferentes formas da educação em sociedade,     esses autores observam que a educação é uma instituição de reprodução social, ou seja, a educação serve para passar adiante as formas normalizadas de uma construção social.

Segundo Bourdieu e Passeron, a primeira instituição educadora é a nossa família  é dela adquirimos parte do nosso aprendizado social, apenas mais adiante, é que seremos introduzidos ao mundo da escola. 

A educação é assunto de grande importância para estar somente na responsabilidade da escola e da família, devido a isso acaba sendo o dever da comunidade em contribuir para que se torne possível a parceria entre elas. Pois escola, família e comunidade elas são primordiais pelo que se diz a respeito do desenvolvimento dos alunos podendo elas assim superar todos os obstáculos existentes na educação, construindo suas próprias identidades, atuando juntas em como agir facilitando o desenvolvimento repleto do educando. Acaba sendo impossível colocar a escola, em frente de todo processo de educação porque o aluno aprende também através da família, dos amigos, dos meios de comunicação, enfim de todos a sua volta. E por meio disso que a escola conta com todos da comunidade em eventos escolares que são realizadas dentro do espaço escolar as festividades, acaba contribuindo para fomentar a participação dos pais e de toda a comunidade. É importante manter as relações entre pais e toda equipe escolar, pois isso ira proporcionar uma troca de saberes e buscar um melhor caminho a ser guiado para a educação das crianças e jovens, numa sociedade onde os pais e educadores estão ligados em suas tarefas diárias, o que dificulta o encontro entre eles. Apresento em meu trabalho uma pesquisa qualitativa mostrando as dificuldades enfrentadas pela comunidade e escola para que haja uma interação entre ambos. descrevo os benefícios dessa relação utilizando autores como Piletti, Silva, Libâneo, Szymanski, Oliveira e Richardson.

Eles optaram pela análise qualitativa porque, para o Richardson (1999, p. 103), esta “permite fazer uma análise teórica dos fenômenos sociais baseada no cotidiano das pessoas e em uma aproximação crítica das categorias e formas como se configura essa experiência diária. Então e correto afirmar que não existe educação sem a parceria, pois a escola ela é apenas um suporte para a educação, e onde educar acaba sendo tarefa de todos.

A união da comunidade com a escola acontece também quando a escola realiza as reuniões de pais e mestre Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases-Lei 9.39496) “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana...”.  onde o assunto principal e tratar do desenvolvimento escolar de cada estudante. E indispensável à ausência dos pais na escola, pois a partir disso ele  poderá saber mais do seu filho alem do desenvolvimento que ele possui em casa.

  Para Piletti, (2004, p, 95) A escola é uma instituição social que adquire grande capacidade de transformação. É através dela que o homem e a sociedade podem ser modificados por meio de suas interações. Dentre as comunidades e importante também destacarmos apoios de programas como Proerd,Emater, onde se colabora com  o  sistema de educação.

Para tais finalidades e importante que a escola conheça primeiramente a comunidade, pois assim proporcionaram a melhor maneira de se trabalhar.

 

 

[pic 2]

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

[pic 3]

[pic 4]

Quando a quantidade exceder a três linhas, tem-se uma citação direta longa e deve ser referenciada como no exemplo citado a seguir.

[pic 5]

        

Utilizaremos a definição de citações indiretas para exemplificar a ocorrência no texto. Será reproduzido o trecho que define citação indireta e após será parafraseado afim de prover exemplo desta técnica.

[pic 6]

3. MATERIAIS E MÉTODOS

        Na construção de um artigo científico, a etapa referente à descrição dos materiais e métodos de pesquisa utilizados assume grande importância, pois quando esta etapa está bem escrita, o restante do trabalho será compreendido com mais facilidade. Esta etapa deve conter o detalhamento do trabalho, de forma que outros pesquisadores possam replicar a mesma pesquisa que fora feita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (332 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com