O Trabalho pedagógico escolar
Por: SilvanaFontes • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 532 Palavras (3 Páginas) • 381 Visualizações
[pic 1] | Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Educação Coordenadoria de Integração de Políticas de INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Educação a Distância – CIPEAD CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO | [pic 2] |
Nome do (a) aluno (a): Silvana de Melo Fontes GRD 20130131
Pólo: Peruíbe
Turma: 2013
Tutor presencial: Karina Saliba
Tutor à distância: Edna Cristina Bueno Bighi Gazim
Professor(a): Gracialino da Silva Dias
Disciplina: EDP 046 – Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem
Data: 21/09/2015
Atividade2 : O trabalho pedagógico escolar”.
Produzir um texto fundamentado com as “leituras complementares” da Unidade 1, acerca das grandes questões presentes no contexto histórico em que nos inserimos como educadores, destacando a relação entre o trabalho pedagógico escolar e o processo de formação humana (máximo de duas páginas).
Entende-se que o processo de formação humana está intimamente ligado a questão do trabalho pedagógico escolar. Assim como está ligado a mudanças.
Mudanças estas que deveriam estar embasadas por responsabilidade social, promovidas com decoro, ou seja, promovida por pessoas dotadas de dignidade, brio, respeito, decência, respeito por si mesmo e pelos outros.
Freire esclarece que a escola deve ser vista e identificada como espaço que promove o ensino aprendizagem, devendo propiciar debates, ideias, reflexões, soluções, onde o educando aprende a partir de suas próprias experiências, adquirindo nela condições de se auto emancipar intelectualmente, independente dos valores da classe dominante.
Freire ainda pontua que a escola não deve ser vista apenas como um espaço físico, e sim como uma postura, um modo de ser. Sabe-se que a escola não é o único espaço de veiculação de conhecimento, portando, deve-se procurar identificar outros espaços, com a intenção de propiciar a interação de práticas pedagógicas diferenciadas de forma que contribua a formação humana, permitindo que estes se tornem indivíduos críticos e conscientes de suas possibilidades de atuação no contexto social.
No entanto, infelizmente o que se vê dentro do contexto escolar ainda está muito aquém daquilo que deveria ser, o que se vê muitas vezes é um desprezo pelo que é realmente relevante, observa-se o enriquecimento do país, assim com o aumento da taxa de desemprego, e a divisão desonesta do dinheiro público.
Além disso, o que se observa na contemporaneidade, dentro do contexto escolar são professores desmotivados num país que se preocupa muito mais com eventos esportivos e seus atletas com salários milionários do que com questões relacionadas com ética moral, solidariedade, cooperação e respeito pelos mais frágeis. Assim, a sociedade cada vez mais contribui para que formemos jovens para “ter” e não para “ser”, continuam aprendendo que viver é competir e que a vida sem valor de mercado simplesmente não tem valor algum.
...