O que é Disciplina
Por: Ediel Freitas • 20/10/2015 • Projeto de pesquisa • 854 Palavras (4 Páginas) • 223 Visualizações
O que é indisciplina- Conceito
- De acordo com o dicionário (Aurélio,2002, p.384) termo disciplinar pode ser definido como” procedimento, ato ou dito contrário a disciplina”. Nesse sentido aquele que acata as regras e as ordens pode-se concluir que é disciplinado. Aquele que aceita as ordens impostas sem questionar e os que não aceitam e questionam são os indisciplinados.
No posicionamento acima a sala de aula deve ser lugar de calmaria onde apenas a voz do professor deve ecoar. O aluno como mero espectador, na condição de falar somente quando for solicitado.
Já para (João Amado 1998):
“A indisciplina é um fenômeno relacional e interativo que se concretiza no incumprimento das regras que presidem, orientam e estabelecem as condições das tarefas na aula e, ainda no desrespeito de normas e valores que fundamentam e são seu convívio entre pares e a relação com o professor, enquanto pessoa e autoridade”.
A interatividade acontece no fazer e deixar de fazer o que está previsto de fazer nos termos da normalidade da boa conduta dos trabalhos. Todos os acontecimentos entre cumprir o estabelecido e descumprir as normas implica interatividade pela reação entre os grupos.
A indisciplina está ai no desajuste entre ordem e desordem dentro de um espaço social.
“A indisciplina e a transgressão de dois tipos de regras, morais e convencionais” (Vichesse 2009) toda moral pede disciplina e está não tem como pano de fundo a moral. Existem regras que são convencionais dentro de uma sociedade e deverão ser transmitidas a partir cada família. São regras que devem ser respeitadas para o bom convívio em grupos.
O homem não se importa com os outros, mas apenas investi todos os esforços e energia em si mesmo, em sua intimidade. Dividia a penas com aqueles que pensa ser seu afeto próximo tal sujeito ao frequentar o espaço público é surpreendido pelo medo, pois terá que exercer papel social que feri seu ego. Daí então as consequências morais emergem. Isto é natural que aconteça.
“A indisciplinas são comportamento regidos por um conjunto de normais que produz revolta e desconhecimento; No primeiro, a indisciplina traduz-se por uma forma de desobediência; No segundo, pela desinformação” (La Taille, 1998).
De acordo com os does termos aqui posto pelo autor” revolta e desconhecimento” quanto a imposição de normais, há de convir que; No primeiro o sujeito já tem arraigado em sim parâmetros que estabeleceu para si ou que adquiriu no convívio familiar.
Ao chegar em outro ambiente sentirá impacto e o tornará revoltado. Terá que se adequar com maneiras diferentes.
Já o segundo, toda ação apresentada ao contrário do que se lhe apresentam não lhe é familiar, nunca teve contato ou ouviu falar. Dessa forma passa a não introjetar em si tais regras por desconhecer.
Na condição de não ter tal conhecimento a pessoa acaba sendo marginalizada e passa a sofrer penalidades que irão ferir seu ego como bem pontua (Brasil 2014) pessoas marginalizadas não são consideradas partes da sociedade.
Os fatores que causam a indisciplina segundo (Amado, 200 e 2001) são os seguintes:
“Fatores psicológicos; o mau ambiente familiar; necessidade de se sentir superior em relação dos outros; falta de atenção e afeto por parte dos pais; professores demasiadamente permissivos; professores demasiadamente autoritários; aulas monótonas(...).
Toda indisciplina tem uma razão de ser, cabe a cada um que deparar-se com quando semelhante investiga a procedência e encontrar alternativas para atenuar ou erradicar tal indisciplina. As mediadas preventivas são ideais, mas será com a práxis que virá o sucesso almejado.
Encontrar soluções para vários comportamentos indisciplinares deve partir da sondagem afim de descobrir a causa que gerou determinadas consequências indesejadas. O equilíbrio para encontrar a solução é imprescindível, do contrário suscitará mais acúmulo de disciplina.
...