Trabalho fixamento lúdico na educação infantil
Por: 300195 • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.577 Palavras (7 Páginas) • 247 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO UNIRADIAL
CARLA NASCIMENTO REZENDE
PROJETO DE PESQUISA
JOGOS E BRINCADEIRAS:
ASPECTOS ESSENCIAIS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário Uniradial para Graduação no Curso Superior de Pedagogia, contemplando a disciplina Filosofia da Educação, tendo como orientadora a Prof. Dra. Denise Rockenbach Nery.
SÃO PAULO
2014
PROJETO DE PESQUISA
TEMA
A função lúdica dos jogos e brincadeiras na educação infantil.
PROBLEMA PESQUISA
Como os professores percebem as possibilidades do lúdico na educação infantil em uma escola da rede pública de ensino?
HIPÓTESE
Apesar do conhecimento teórico sobre a importância do lúdico na educação infantil, muitos professores não percebem os jogos e as brincadeiras como um instrumental pedagógico a ser utilizado em benefício do desenvolvimento e da aprendizagem da criança.
JUSTIFICATIVA
A motivação para o estudo parte do envolvimento pessoal profissional com a educação infantil e a observação de que dentre os colegas de trabalho não existe uma ação no sentido de seguir um plano pedagógico que tenham como ferramenta os jogos e as brincadeiras aplicados ao desenvolvimento da criança.
Os professores têm conhecimento teórico sobre a questão e discutem sua importância, mas não associam diretamente a teoria à prática, o que faz com que os jogos e as brincadeiras sejam permitidos às crianças quase sem nenhum vínculo com a ação pedagógica.
Essa é uma questão que precisa ser revista, pois de acordo com Kishimoto (2001) os jogos e as brincadeiras contribuem para o processo de aprendizagem da criança pequena porque, por meio deles, é possível ao professor desenvolver a confiança, o entusiasmo e novos aprendizados, pois é brincando, que a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. A ação lúdica também estimula a curiosidade e a autonomia, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e atenção.
Também o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), em seus volumes I e II, oferece uma visão bastante esclarecedora sobre a importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento da criança, ressaltando também a importância da utilização dos mesmos na escola infantil. Segundo o Referencial, para que a criança desenvolva a sua criatividade é importante que a escola ofereça a ela experiências voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por intervenções diretas. A brincadeira ocorre primeiro na imaginação e isso significa que a criança que brinca tem domínio da linguagem simbólica, o que quer dizer que é preciso ter consciência da diferença entre a realidade imediata que lhe oferece conteúdo para realizar-se.
Nesse sentido, avaliar como os professores percebem as possibilidades do lúdico na educação infantil pode permitir o avanço do conhecimento tanto no plano pessoal como profissional, além de se poder também criar um referencial a ser levado até os professores, para que eles possam assim unir a teoria à prática e contribuir com o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças tendo os jogos e as brincadeiras como ferramentas pedagógicas.
OBJETIVOS
Objetivo geral
O objetivo geral do estudo é identificar como os professores percebem as possibilidades do lúdico na educação infantil e como colocam essa percepção na prática pedagógica.
Objetivos específicos
- levantar os principais aspectos teóricos que justificam a utilização dos jogos e das brincadeiras como ferramenta pedagógica na educação infantil;
- elaborar instrumento de pesquisa que permita identificar como os professores percebem as possibilidades do lúdico na educação infantil;
- aplicar a pesquisa junto aos professores em uma escola de educação infantil;
- identificar, a partir da coleta de dados, as diferentes visões dos professores sobre o lúdico na educação infantil;
- redigir relatório final a partir da análise dos dados coletados em comparação com o referencial teórico adotado.
METODOLOGIA
O estudo será feito a parti de pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo.
Será utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário desenvolvido para ser aplicado junto aos professores.
A pesquisa será realizada junto aos professores da escola Trevinho, que faz parte da rede pública de ensino do município de Diadema – SP.
REFERENCIAL TEÓRICO
Dentre os autores consultados para o levantamento teórico estão:
Cordazzo e Vieira (2014), que discute as contribuições da brincadeira à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil e mostram que a brincadeira é parte inerente do desenvolvimento da criança, ou seja, a criança precisa brincar para se desenvolver, não sendo, portanto, apenas uma forma de passar o tempo. Desse modo, aproveitando essa relação da criança com os brinquedos e as brincadeiras, a escola pode promover atividades lúdicas de forma planejada, isto é, como parte integrante das atividades escolares, promovendo assim maiores possibilidades de desenvolvimento e de aprendizagem para as crianças. As brincadeiras aplicadas à educação servem também para que os professores conheçam melhor os seus alunos, podendo assim planejar atividades no sentido de atender à forma de ser de cada um deles, inclusive em relação a dificuldades de aprendizagem e problemas de socialização.
Bueno (2010), que discute como a escola pode proporcionar melhor desenvolvimento da criança por meio da ludicidade e demonstra por meio de uma pesquisa prática a valorização do lúdico entre os professores como instrumento pedagógico necessário para a aprendizagem da criança. O lúdico permite novas maneiras de ensinar, associado a fatores como: capacitação dos profissionais envolvidos, infraestrutura, pode-se obter uma educação de qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais à criança, pois as atividades lúdicas não são somatórias, mas sim fazem parte do processo de aprendizagem.
...