TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características Do Desenvolvimento Cognitivo

Por:   •  24/11/2024  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 3

Características do desenvolvimento cognitivo da 1° infância  de 0 aos 3 anos de idade

0 a 3 – Nesta fase, eles também começam a prestar atenção quando ouvem vozes e conseguem seguir uma pessoa ou objetos com os olhos.  Também é nesse período que bebês começam a apresentar uma vontade em explorar o mundo ao seu redor.

3 a 6 meses – Reage ao seu próprio reflexo num espelho, como de fosse de outro bebê.

Pode começar a mostrar sinais de timidez ou extranheza a alguns adultos e extranhos.

Reage a algumas palavras familiares como seu nome ou palavra do seu cotidiano e demonstra-o com uma resposta física com o olhar.

6 a 9 meses – AS pessoas ainda são mais interessantes que objetos. Os bebês são agora capazes de compreender-se como um ser se-pa-ra-do da mãe e do mundo, passam a perceber a intenção do cuidador, reconhecem alguns objetos as sua convivência, brincam com as mãos e roupas, brincam com os pés brinquedos.

6 a 12 meses – Aqui , também é esperado que eles brinquem na frente de espelhos usando o corpo. Também é com essa idade que bebês começam a usar o corpo para atingir objetivos e saciar a sua coriosidade. Ele pode por exemplo, se mover em um ambiente para pegar um brinquedo ou um objeto de seu interesse.

12 a 15 meses- Independência dos movimentos. Isso acontece também com a fala

A criança pode estar mais falante, mas nem sempre, consegue por conta da dicção nessa fase do desenvolvimento. Além disso, começam a balbuciar algumas palavras  aleatórias.

15 meses- O bebê vai demostrar mais curiosidade e se comunicar melhor, sabendo reconhecer o seu nome. Atividades como contar histórias, mostrar imagens nos livros, dançar e cantar músicas, além de divertir o bebê, é muito importante para o seu desenvolvimento.

18 a 21 meses – Aponta para as coisas quando deseja algo que não pode alcançar, imita tudo ao seu redor, mesmo o que você normalmente não vê, nem ouve. Reconhece suas rotinas e ajuda você com eles. Nesse mês, o seu bebê acaba de fazer um ano e continua aprender a andar.

2 anos e 3 meses – É capaz de identificar um objeto num desenho e  assinalá-lo. Compreende perguntas simples. Gosta de sons repetidos ritmicamente. Adora brinquedos que fazem ruídos ou produzem músicas.

2 anos e 6 meses – Nesta faze tem dificuldade em partilhar os brinquedos e objetos pessoais, preferindo brincar sozinho(a) no seu espaço, observando com atenção e interesse por outras crianças. Isso acontece, pois ainda não desenvolveu habilidades como empatia, colocar-se no lugar do outro, e vê suas necessidades como prioridade.

2 anos e 9 meses – É capaz de subir em uma cadeira pequena e também andar para frente e para trás. Apanha objetos do chão, agacha-se para brincar e diverte-se com brinquedos de empurrar como aqueles que proporcionam apoio aos primeiros passos.

 3 anos – A criança aos 3 anos já é capaz de correr com segurança em diferentes direções, saltar e até subir em alguns lugares. Salta com segurança, pula num pé só alternadamente. Pode se vestir e tirar a própria roupa, com auxílio de um adulto. Come utilizando talheres, lava as mãos e vai ao banheiro sozinho(a).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com