Reintegração de crianças que estão em acolhimento institucional com vínculos familiares rompidos
Por: analuizap7 • 9/5/2019 • Projeto de pesquisa • 763 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
SERVIÇO SOCIAL
Ana Luiza Gomes Pieruccetti Mundim – RA: 1642107
PRÉ - PROJETO DE PESQUISA
Reintegração de crianças que estão em acolhimento institucional com vínculos familiares rompidos.
Professor orientador:
Brasília, fevereiro de 2019.
SUMÁRIO
1 TEMA
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
3 PROBLEMA
4 HIPÓTESES
5 OBJETIVO GERAL
6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
7 JUSTIFICATIVAS
8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
9 METODOLOGIA
10 CUSTOS
9 CRONOGRAMA
10REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIA
1-TEMA
Reintegração de crianças que estão em acolhimento institucional com vínculos familiares rompidos.
2 - DELIMITAÇÃO DO TEMA
A pesquisa proposta apresentará a reinserção da criança que está em acolhimento institucional ao seio da família natural ou extensa.
3 – PROBLEMA
O acolhimento institucional é eficaz para a substituição provisória da família e contribui para reintegrarção da criança e do adolescente à família?
4 - HIPÓTESES
Existindo uma situação de risco, em cumprimento à política de proteção integral e em atendimento ao melhor interesse da criança e do adolescente, o Estado tem a responsabilidade de intervir junto à família.
O acolhimento institucional é uma forma de proteção à criança e ao adolescente, é uma medida temporária de retirar a criança e o adolescente do seio familiar até que seja resolvida a situação de risco identificada.
A instituição acolhedora visa propiciar um convívio familiar equilibrado. Durante o acolhimento, o acolhido não deve perder o vínculo com a família natural, possibilitando visitas para favorecer a readaptação e reinserção gradual do acolhido.
5 - OBJETIVO GERAL
Investigar se o acolhimento institucional é eficiente para restabelecer a convivência da criança e do adolescente com a família natural ou extensa.
6 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Explorar as políticas em defesa dos direitos das crianças; Pesquisar sobre as medidas de proteção a criança; Analisar os aspectos da família da criança que teve o vínculo familiar rompido; Verificar o procedimento do Estado no serviço de acolhimento institucional; Investigar se instituições de acolhimento são locais adequados e se visam as melhores condições para o acolhido; Averiguar quais são as possibilidades de uma possível perda e destituição do pátrio poder. Avaliar as melhores modalidades para um retorno saudável do acolhido junto ao seio familiar.
7 - JUSTIFICATIVAS
As crianças são vulneráveis e precisam ter seus direitos assegurados pelo Estado, família e comunidade. Assim, entender as causas do rompimento de vínculos e analisar as maneiras de reestabelecer laços através de políticas públicas são aspectos imprescindíveis de serem explorados a fim de melhor desenvolver a teoria e qualificar a prática, visto que estas crianças estão em situação de risco e tiveram seus direitos violados.
8 - METODOLOGIA
Será uma pesquisa exploratória bibliográfica, através de livros, artigos, documentações, legislações e estudos anteriores sobre crianças que tiveram vínculos familiares rompidos. A coleta e a análise dos dados permitirão desenvolver conceitos que fundamentarão a explanação do assunto.
9 - ESTIMATIVA DE CUSTOS
Estima-se R$ 100,00 de custas com impressão e encadernação de documentos.
10 - CRONOGRAMA
Fevereiro: Revisão bibliográfica e montagem da estrutura do projeto;
Março: Elaborar a introdução e primeiro capítulo do trabalho de pesquisa;
Abril: Elaboração do texto, segundo capítulo : Problematização do tema e organização do trabalho científico a partir das fontes teóricas;
Maio: Conclusão do trabalho. Sistematização, análise e revisão do trabalho;
Junho: Correção e entrega do trabalho de conclusão de curso.
...