Criança e Adolescentes: Acolhimento Inconstitucional e a Regulamentação do Estatuto da criança e Adolescente-ECA.
Por: 062007 • 8/2/2017 • Projeto de pesquisa • 991 Palavras (4 Páginas) • 566 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DELIMENTAÇÃO DO TEMA 4
3 OBJETIVOS 4
3.1 Objetivo Geral 4
3.1.1. Objetivos Específicos 4
4 JUSTIFICATIVA 5
5 METODOLOGIA 7
6 REFERENCIAL TEÓRICO 7
7 METODOLOGIA 7
8 ORÇAMENTO 7
9 RESULTADOS ESPERADOS 7
10 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade discorrer sobre Criança e Adolescentes: Acolhimento Inconstitucional e a Regulamentação do Estatuto da criança e Adolescente-ECA. No Brasil as primeiras instituições de proteção à “infância desvalidada”, sendo que a Roda de Expostos consagrou-se como marco simbólico e concreto desse fenômeno (MARCÍLIO, 1998).
A Roda de abandono de bebês recém-nascidos indesejados era mantida por um sentimento da caridade, em virtude de valores cristãos, justificando a benemerência para com aqueles bebês, contribuindo para a institucionalização da cultura de caridade frente às “crianças abandonadas”, “crianças de rua”, “crianças pobres” e outros marginalizados socialmente.
A realidade de crianças institucionalizadas no Brasil tem como fatores determinantes como abandono, a negligência familiar, a violência em suas faces e os perversos mecanismos sociais que excluem as crianças e não oferecem oportunidade para a recuperação das famílias. As crianças e adolescentes passam anos longe de suas famílias, em um ambiente massificado e alienado que não é favorável para com seu desenvolvimento.
A elaboração deste trabalho foi feita após um levantamento bibliográfico em vários artigos e relatos objetivando o melhor entendimento sobre Criança e Adolescentes: Acolhimento Inconstitucional e a Regulamentação do Estatuto da criança e Adolescente-ECA em Linhares-ES.
A necessidade da elaboração deste projeto foi através de um levantamento bibliográfico em vários artigos e relatos dedutivos onde abordamos fatores que promova a autoestima, objetivando o melhor entendimento sobre Criança e Adolescentes: Acolhimento Inconstitucional e a Regulamentação do Estatuto da criança e Adolescente-ECA em Linhares-ES.
Embora a institucionalização das crianças e adolescentes abandonados, surgido como uma tentativa de solucionar os problemas mostrou-se impotente no Brasil porque não atinge as verdadeiras causas do problema que é a miséria social, a carência de apoio socioeducativo, a ausência de prevenção em relação à violência doméstica, entre outros, não possibilitando qualquer tipo de oportunidade para as famílias de origem e exclui as crianças de uma convivência familiar e comunitária.
2 DELIMITAÇÂO DO TEMA
O projeto partiu do interesse de conhecer um pouco mais da história da institucionalização de crianças e adolescentes e de algumas demandas levantadas no Município de Linhares-ES, os avanços, conquistas, também contribuir para o cumprimento das Políticas Publica.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
• Identificar a real situação dos Abrigos Institucionais de Crianças e Adolescentes no município de Linhares-ES se está sendo cumprido o Estatuto da criança e Adolescente-ECA, os avanços, as conquistas, além do comprometimento e participação da sociedade civil e o poder público na execução de suas atribuições, enfim contribuir com o cumprimento das Políticas Publica.
3.2 Objetivos Específicos
Compreender e avaliar o andamento da institucionalização com a regulamentação do Estatuto da criança e Adolescente-ECA.
Conhecer as prioridades de Atendimento das Políticas Públicas voltadas para com a criança e adolescente.
Contribuir para o debate sobre políticas públicas e melhoria das praticas sociais nas áreas da infância, adolescência, famílias e comunidade.
Promover a integração entre crianças e adolescentes abrigados e seus familiares, buscando fortalecer laços afetivos entre seus familiares.
4 JUSTIFICATIVA
Conhecer as mudanças ocorridas no processo de institucionalização da criança e do adolescente saber das transformações ao longo na história e entender todo esse processo histórico na luta por políticas públicas. Que cumprissem os direitos das crianças e dos adolescentes é necessário compreender todo o contexto criado para a participação social.
5 METODOLOGIA
Para o desenvolvimento metodologico deste trabalho, Criança e Adolescentes: Acolhimento Inconstitucional e a Regulamentação do Estatuto da criança e Adolescente-ECA, foi realizada uma pesquisa bibliográfica relacionadas ao assunto como, artigos científicos, sites e revistas, periódicos utilizando-se o método dedutivo e analítico.
6
...