O Caso Clínico: Patrícia de Santa Dantas
Por: Victória Pacheco • 5/11/2022 • Trabalho acadêmico • 270 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
Caso Clínico: Patrícia de Santa Dantas
Paciente do sexo feminino, 41 anos, relata que teve crise de dor em 2015 após acidente doméstico e ficou 6 anos em paralisia dos MMSS e MMII, ocasionada por hérnias de disco na região cervical e lombar. O médico responsável por seu caso prescreveu medicamentos e acompanhou a regressão do processo inflamatório. A prática de hidroterapia auxiliou no retorno dos movimentos e sensibilidade, sem necessidade de cirurgias. Atualmente apresenta histórico de ansiedade e quadro álgico na região cervical com irradiação para deltóide e trapézio superior à esquerda, dor lombar com irradiações para o quadril, dores no calcâneo esquerdo e joelho, com sintomatologias variáveis de acordo com estresse ou atividades praticadas.
Na avaliação física notou-se retificação cervical, elevação do ombro esquerdo, hiperlordose lombar e anterioridade do quadril, trendelenburg positivo à esquerda, valgo dinâmico nos joelhos, pé esquerdo plano, déficit de equilíbrio estático e dinâmico, marcha com rotação externa do tornozelo direito e redução da fase de balanço, redução da ADM e força muscular para flexão do quadril, limitada por dor. Palpação dolorosa de T1 a T8, lombar alta e cervical baixa.
Diagnóstico Fisioterapêutico: Alteração no sistema locomotor traduzida por, quadro álgico na região cervical e lombar com irradiações, redução do desempenho muscular nos abdutores de quadril á direita e flexores bilateralmente, déficit de equilíbrio estático e dinâmico, com impacto no desempenho da marcha, adotando compensações e redução da fase de balanço.
Condutas: Liberação Miofascial, Mobilização em região Torácica e Lombar, Cinesioterapia Ativa-Resistida para flexores de quadril e extensores de joelho, Fortalecimento Muscular de Cadeia Posterior focando em glúteo médio, Treino de Ortostase e Sedestação, Treino de Marcha,
...