A Ordenação Linear e Logarítmica
Por: BrendonLoMenezes • 2/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 160 Visualizações
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Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Engenharia da Computação
Brendon Lopes
Guilherme Souza
Raphael Velloso
Trabalho 1 – Ordenação Linear e Logarítmica
Manaus – AM
2016
Valney Marinho do Nascimento Júnior
Brendon Lopes
Trabalho 1 – Ordenação Linear e Logarítmica
Trabalho de aproveitamento para a disciplina
Algoritmo e Estruturas de Dados I, ministrado
pelo Professor Edson Nascimento, para o Curso
de Engenharia da Computação, na
Universidade Federal do Amazonas
ORIENTADOR: EDSON NASCIMENTO
Manaus – AM
2016
1. Implementação.
* Em ambos os programas exibirá um vetor com números aleatórios de 0 a 999, sendo que o vetor terá o tamanho de 100000.
* Os dois programas farão a ordenação desse vetor pelos métodos de ordenação Bubble Sort (ordenação linear) e Quick Sort (ordenação logarítmica), além disso apresentarão a frequência dos números, caso haja repetição dos mesmos. Por exemplo, logo no inicio da imagem abaixo tem 10 10, o primeiro 10 é o elemento e o segundo é a sua frequência.
1.1 Quick Sort (ordenação logarítmica).
- Método rápido e eficiente de ordenação.
- É baseado na ideia de dividir e conquistar.
- Esta ordenação tem como no início de seu processo pegar um elemento do vetor, chamado pivô, e fazer dele como referência para ordenação de uma parte do vetor.
- O elemento pivô poderá ser qualquer um, no caso o programa pegará o pivô através de uma operação que é a média das variáveis “incio” e “fim”, que no caso será o meio do vetor. O pivô nem sempre será o mesmo número, pois ele estará dentro de um laço de repetição.
- A ideia é que todos os elementos menores que o pivô fiquem na sua esquerda e que os maiores elementos fiquem na sua direita.
- Será feito uma troca quando o lado esquerdo que corresponde o inicio for menor ou igual ao lado direito que corresponde o fim.
- Caso não haja mais trocas, as etapas acima ocorrerão novamente em uma chamada recursiva, tendo como alteração o pivô.
- Será repetido até que ocorra a ordenação.
Funções utilizadas no programa.
- void geravetor(int *vetor);
Gera uma série de números aleatórios.
- void imprimevetor(int *vetor, int tamanho);
O vetor será exibido.
- int freq(int *vetor, int num);
Frequência que um elemento terá.
- void ordenacao(int *vetor, int inicio, int fim);
Essa será a função do quick sort.
- int main();
Essa é a função principal na linguagem C.
Bibliotecas utilizadas.
- <stdio.h>
-
-
1.2 Bubble Sort (ordenação linear).
- O algoritmo e implementação irão gerar valores aleatórios entre 0 e 999 para preencher um vetor de 100 mil posições. E exibirá como resultado, ordenado por valor e frequência , um vetor contendo o valor e a frequência com que cada valor aparece no vetor de entrada.
- O programa escrito é lido sequencialmente, então foi escrito primeiro as funções que irei precisar para gerar cada elemento que o programa necessita.
- Primeiro o código vai gerar um vetor que será utilizado em toda o programa, depois vem uma função que verifica a frequencia que um numero ocorre dentro de um vetor, porém ela esta associada a função que imprime o vetor que foi escrita logo em seguida; daí teho uma função que troca os valores de duas posições dentro de um vetor; e por seguinte, uma função que faz uma ordenação inicial, função bola, que utiliza a função troca, e troca os valores de dois elementos do vetor caso o elemento da esquerda seja maior que o elemento da direita ao qual foi comparado; e como a função bola só percorre uma vez o vetor e sempre deixa o elemento de maior valor do vetor na ultima posição do vetor, foi criada uma função, bolinha, que chama a função bola, sempre utilizado o vetor original menos o ultimo elemento, assim ordenando o vetoraté que o ultimo elemento a ser analisado for igual ao elemento inicial do vetor, assim ordenando ele.
- E todas essas funções são chamadas dentro de main, o programa final. Todas as funções são depedentes entre si para que todo o algoritmo do programa funcione corretamente.
Funções e suas respectivas descrições:
void geraVetor – nessa função que é gerado um vetor de cem mil posições, com elementos aleatórios e dentro de um intervalo aberto de zero a mil.
void freq - função que vai verificar dentro do vetor a frequencia que cada elemento ocorre no vetor.
void imprimeVetor – dentro desta função o vetor gerado no início, em geraVetor, é impresso elemento a elemento e ao lado de cada elemento dele é gerado a sua respectiva frequência.
void troca – função que compara dois valores, e caso o primeiro valor analisado seja maior que o segundo, eles trocam de posição.
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