DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO
Por: Fabrício Ribeiro Ferreira • 24/4/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 382 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
COLÉGIO SALESIANO JARDIM CAMBURI
DISCIPLINA: HISTÓRIA
ANA CAROLINA
LUARA
MARIANA
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO
VITÓRIA
2018
ANA CAROLINA
LUARA
MARIANA
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E DO CIDADÃO
Trabalho apresentado á disciplina de História, pelas alunas do 8º ano C, ao professor André.
VITÓRIA
2018
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, falaremos sobre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. As pessoas têm que ter em mente a igualdade, que em muitas vezes não está presente no meio da sociedade atual. E é isso que este trabalho vai te dar, conhecimento sobre esse assunto que precisa ser praticado.
Declaração dos Direitos do homem e do cidadão.
A declaração dos direitos do homem e do cidadão é um documento máximo elaborado durante a Revolução Francesa de 1789 que define os direitos individuais e coletivos dos homens como universais: válidos e exigíveis à qualquer tempo e em qualquer lugar, pois permitem a própria natureza humana. Também iria refletir a partir da sua divulgação o ideal de liberdade, igualdade e fraternidade humana.
Essa declaração foi inspirada nos pensamentos dos iluministas e é composta de 17 artigos que proclamam as liberdades e os direitos fundamentais do homem de forma econômica, visando incluir toda a sociedade. Três artigos presentes nessa declaração que são importantes e fáceis de compreensão são:
- Art. 1ª. Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
- Art. 10ª. Ninguém pode ser molestado por suas opiniões, incluindo opiniões religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública estabelecida pela lei.
- Art. 11ª. A livre comunicação das idéias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem. Todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei.
[pic 1]
CONCLUSÃO
Aprendemos nesse trabalho que desde cedo a sociedade preza por igualdade, para que todos tenham direitos e consigam viver de uma forma “satisfatória”. Apesar de que percebemos que quase sempre essas leis são desrespeitadas, pois, desde “sempre” nunca existiu igualdade para todos… Mas acreditamos que essas leis sejam importantes, pois, visam abarcar toda a sociedade, dizendo que todos podem ser livre, com seus costumes, religião, etc (desde que não desrespeite nenhuma lei) e procuram “defender” as pessoas da opressão.
...