O Conflito Socioambientais
Por: gabriel2469 • 4/11/2018 • Trabalho acadêmico • 509 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
Conflitos socioambientais:
O aumento das cidades desenfreado e sem planejamento reduz as reservas naturais e torna áreas ambientalmente
sensíveis. Os impactos ambientais urbanos está associado nas transformações dos recursos naturais dependentes do homem.
O descontrole do lixão é um problema socioambiental, mais de 70% do lixo do Brasil é depositado no solo, que tem como consequência um grande impacto sob a inutilização do solo. No âmbito social, o lixão é um elemento indispensável da sociedade que vive e depende do depósito de lixo.
O automóvel, contribui para a construção de infra-estruturas (asfalto), combustíveis fósseis, desmatamento. O assoreamento que reduz a profundidade dos rios e lagos. Toda essas demandas contribuem para o efeito de ilhas de calor.
A revolução industrial gera um modo de consumo predatório, o padrão tecnologico parte do pressuposto de inesgotabilidade dos recursos naturais. A degradação ambiental causa um efeito nocivo, impacta e prejudica, logo, o custo social só aumenta, cujo o ciclo linear de indústria são para recursos esgotáveis, ou seja finitos, essa exploração tem um custo, uma consequência, como por exemplo os alagamentos e desabamentos.
A Agenda 21 é um documento previsto na Rio-92, com o plano de ações para o desenvolvimento sustentável, estabelecendo uma verdadeira parceria com as sociedades governamentais. Sendo que nem todos os países concordaram com o plano.
Infelizmente tudo mudou, 30 milhões de pessoas não recebem água tratada no brasil, 92% dos esgotos são lançados, em rios e oceanos, sem qualquer tratamento, desmontando e queimadas lançam anualmente mais de 200 milhões de toneladas de carbono na atmosfera, nos proporcionando o efeito estufa e o aumento dos níveis dos mares, tendo o clima de todo o mundo sendo alterado por esses irresponsáveis. A queimada de combustível fóssil como o petróleo e carvão, libera na atmosfera gás carbónico, o co2, o principal causador do aquecimento global, que em muitos países de grande poluição não dam a mínima, só olham os números. Mas outros gases como metano também contribuem para o efeito estufa, que vem aquecendo o planeta desde a era industrial.
O desmantelamento causa extinção e redução da biodiversidade. Isso nos deixa sem animais para que nossos filhos quando grande possam ver eles vivos não em livros e empalhados.
Nos Alpes a temperatura aumenta 1,5 graus centígrados desde 1850. Consegue temente isso nos causará o derretimento do gelo causando alagamentos e expulsando a população ribeirinha e não só a população mais sim os animais que moram na área afetada. A projeção e que a elevação média no ano 2100 será de certa de 50cm. Se o nível do mar subir 1 m, 14,5 % do território de Bangladesh ficará submersa.
Podemos mudar tudo isso, basta tomarmos atitude, podemos utilizar energias renováveis, como a eólica, placas solares, hidroenergia, reciclagem dos materiais que descartamos todo os dias. Podemos utilizar biocombustíveis, bioetanol, biodiesel, biogás. Podemos salvar muitas vidas, ainda a tempo, pois a natureza não precisa dos humanos para sobrevive
...