TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Empreendedorismo

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp

Ciências Contábeis – 1ª série

DESAFIO PROFISSIONAL:

ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTÁBEIS

Nome: Leonardo Oliveira Alves Querino

RA: 2848233120

Série: 1ª

Tutor: Profª Tutora Anália Pereira Barbosa Jubanski

Angra dos Reis, Rio de Janeiro, 16/04/2015

PASSO 1:

Empreender pode estar enraizado no sangue do brasileiro, que sempre sonha em abrir o próprio negócio. No entanto, com grandes recompensas vêm grandes riscos que podem levar pequenos e médios empreendedores a fecharem suas portas. Observemos alguns dos mesmos:

  1. Nenhum plano de negócio

Sabendo o que o empreendimento será e como irá vender seus produtos ou serviços não é o suficiente para manter um negócio. É necessário ter um plano de negócio designado, incluindo (mas sem se limitar ao) o seguinte:

- objetivos a curto e longo prazo;

- as finanças da empresa com trabalho, equipamento de produção, etc.;

- seu mercado alvo; e

- marketing.

Ter um plano no papel com cada detalhe irá levar o empreendimento ao caminho certo.

  1. Motivos errados

Começar um pequeno negócio simplesmente porque querer se tornar rico pode se mostrar uma experiência infrutífera, onde sempre se estará procurando por atalhos que possam trazer fortuna. Antes de empreender, é necessário pensar nos próprios interesses e paixões. É necessário acreditar que se pode gerar algo de valor para as pessoas em geral; e ser determinado o suficiente para superar os muitos desafios que um empreendedor encara.

  1. Gerência ineficiente

Empreendedores de pequenas e médias empresas tentem a entrar na indústria com pouco ou nenhum conhecimento em como lidar com as múltiplas facetas de um negócio como: gestão financeira, relação com empregados, propaganda e outras responsabilidades essenciais. É fundamental educar-se através de cursos de negócios e finanças, ou contratar administrados com experiência nos campos que se desconhece.

  1. Falta de capital

Alguns empreendedores pensam que lucrarão no início do ciclo de suas operações, gastando a maior parte (se não todos) dos recursos imediatamente, apenas para descobrir mais tarde que não tem fundos o suficiente para começar os ciclos seguintes. Considere cada custo possível (administrativo, de produção, de equipamento, etc.) e economize dinheiro o suficiente para ser usado em durante um ano, mesmo com vendas ruins.

  1. Má localização

Não é o suficiente escolher um local com grande movimento de pessoas ou aluguel barato. Abrir um restaurante perto de um campus de universidade pode parecer uma boa idéia – mas não espere muitos clientes caso a comida seja cara ou existam alternativas mais baratas por perto.

É preciso considerar seu mercado alvo e seus hábitos, assim como competição direta na área. Não tenha medo de gastar em um bom local, já que a maior freqüência de clientes irá compensar o custo inicial.

  1. Nenhuma presença online

Nessa era de informação em alta velocidade, pessoas esperam encontrar qualquer coisa na internet, com seus computadores, smartphones e tablets. Não possuir um website ou pelo menos uma página em uma mídia social irá deixar seu empreendimento virtualmente invisível para a maioria da população do mundo.

Pode-se contratar profissionais para criarem um website, ou fazê-lo por conta própria. É recomendável ter uma conta no Facebook, Twitter ou qualquer outra grande plataforma de mídia social onde seu público alvo possa ser encontrado.

  1. Crescimento descontrolado

Crescimento é uma coisa boa, exceto quando não é planejado e o lucro obtido não é o suficiente para acompanhar a expansão. Caso suas experiência como empreendedor sejam um sucesso, não seja apressado em gastar imediatamente comprando novo equipamento ou abrindo novas lojas. Mantenha a estratégia inicial par que se possa crescer sem quebrar o negócio.

  1. Negligencia financeira

Dinheiro é o sangue de qualquer negócio, e nenhuma empresa continua viva quando o mesmo acaba. Portanto, é imperativo que empreendedores de pequenos negócios tornem hábito a manutenção de registros financeiros, para que cada centavo tenha destino certo. Saber exatamente quanto dinheiro está entrando e saindo de sua empresa irá guiar corretamente cada decisão a ser tomada.

  1. Execução desanimada

Ter um bom plano de negócios não serve de nada se cara objetivo for alvejado com incompetência. Empregados preguiçosos, desinteressados e mal comportados não só atrasarão a produtividade, mas também terão efeito negativo no ambiente de trabalho e relações com clientes. Siga as regras de contratação estritas e treine bem seus funcionários para garantir um bom resultado.

  1. Marketing fraco

Uma pequena ou media empresa precisa divulgar sua marca considerando a competição que terá contra negócios já estabelecidos. É necessário investir em recursos para promover os produtos ou serviços oferecidos nos canais certos. Isso é feito para que o mercado alvo saiba com certeza que seus produtos ou serviços podem saciar suas necessidades. Publicidade online é imperativa nos dias de hoje, mas não se deve ignorar o alcance físico ou métodos tradicionais como brochuras, flyers e cartões de negócios.

No final, é uma questão de planejar bem a estratégia, avaliar seus próprios pontos fortes e fracos e manter a atenção nos próprios recursos – financeiros ou humanos. É preciso considerar cada uma dessas armadilhas para poder não só sobreviver, mas também prosperar no mundo competitivo de hoje em dia.

PASSO 2

O ramo dos restaurantes é uma industria competitiva com muitas variantes. A maioria dos restaurantes e negócios do ramo alimentício possui uma miríade de competições que vão de estabelecimentos familiares pequenos até grandes franquias com muitos anos de experiência. O plano de negócios não serve somente como ferramenta financeira para o restaurante, mas também como ferramenta de análise que ajuda a deixar separar um empreendimento da concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com