TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO QUIMICA ANALITICA

Por:   •  7/10/2022  •  Artigo  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 7

 

UNIESP Centro Universitário Departamento de Ciências Farmacêuticas

 

 

 

Alanna Flávia Rodrigues de Macedo  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AFERIÇÃO DE MATERIAIS VOLUMÉTRICOS PREPARADO DE SOLUÇÃO TITULAÇÃO 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CABEDELO - PB

2022

 

UNIESP Centro Universitário Departamento de Ciências Farmacêuticas

 

 

 

Alanna Flávia Rodrigues de Macedo  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AFERIÇÃO DE MATERIAIS VOLUMÉTRICOS PREPARADO DE SOLUÇÃO TITULAÇÃO 

 

 

Relatório apresentado como requisito para avaliação parcial na disciplina de Química Analítica I do Curso Bacharelado em Farmácia

Orientadora: Professora. Karina Karla Pacheco Porpino Rimar.

 

 

 

 

 

 

 

CABEDELO – PB

2022

SUMÁRIO

 

INTRODUÇÃO..............................................................................................04 OBJETIVOS..................................................................................................06 PROCEDIMENTO.........................................................................................07 MATERIAIS E REAGENTES........................................................................09  RESULTADOS E DISCUSSÃO....................................................................10  CONCLUSÃO................................................................................................12 REFÊRENCIAS.............................................................................................13

 


1 INTRODUÇÃO

Os métodos titulométricos são técnicas clássicas muito empregadas no ramo da  química  analítica.  "Os  métodos  titulométricos  incluem  um  amplo  e  poderoso grupo  de  procedimentos  quantitativos  baseados  na  medida  da  quantidade  de  um reagente de concentração conhecida que é consumida pelo analito" (SKOOG et al., 2006, p. 321).

Titulação é um método laboratorial comum de análise química quantitativa utilizado para determinar a concentração desconhecida de um analito identificado (Medwick e Kirschner, 2010). Como as medições de volume desempenham um papel fundamental na titulação, ela também é conhecida como análise volumétrica. Nesse processo, um reagente, chamado titulante ou titulador, é preparado como uma solução padrão, em que a concentração e o volume conhecidos do titulante reagem com uma solução do analito ou titulante para determinar a concentração (Sandell, 1969). 

Desse modo, é o processo de adição de quantidades discretas de um dos reagentes, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade (Madsen, 1985). Quando se pretende encontrar uma concentração, a titulação é um procedimento analítico e, geralmente, são feitas medidas de volume, caracterizando as titulações volumétricas (Skoog et al, 1997). 

Esses métodos volumétricos são um grupo de procedimentos quantitativos baseados na determinação da concentração de um constituinte de uma amostra a partir de uma reação, em solução, deste com um reagente de concentração conhecida, acompanhada pela medida de quantidades discretas de solução adicionada (King, 1997). Assim, consegue-se determinar a concentração de uma espécie de interesse em uma amostra a partir do volume (ou massa) de uma solução com concentração exatamente conhecida necessária para reagir quantitativamente com esta amostra em solução. 

Quando se tem a concentração de uma solução (solução problema) a partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura (padrão primário, essa é chamada de titulação de padronização, ou simplesmente padronização. Após ter sua concentração determinada, a solução problema passa a ser uma solução padronizada (Johansson, 1988). 

Sob esse enfoque, a titulação tem sido usada para a realização de análises quantitativas há mais de 200 anos, sendo tradicionalmente considerada como um método primário de análise e muito utilizada para validar outros métodos secundários. 

O seguinte relatório apresenta o método de titulação utilizado para a determinação da concentração do hidróxido de sódio (NaOH) a fim de adquirir uma substância pura que esteja com seu pH de acordo com a padronização esperada. A metodologia utilizada para a pesquisa foi realizada em laboratório, através de diluição dos ácidos em água destilada, os quais foram cuidadosamente misturados a uma base e a um indicador de pH para saber a quantidade exata concentrada da substância, no caso em questão NaOH, por meio do processo de titulação. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

 Determinar a concentração exata do NaOH através do método de titulação. 

 

2.2  Objetivos Específicos  

 

  • Preparar soluções analíticas utilizando ensaio por via úmida como também cálculos de concentração;
  • Realizar aferição dos materiais volumétricos;
  • Praticar a técnica de titulação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 PROCEDIMENTO

Mediu-se um volume específico da solução de Ácido clorídrico (HCl) em um balão volumétrico de 50ml que se pretendia determinar a concentração, reservou. Em seguida, colocou-se em uma bureta o hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol por litro. Em três erlenmeyers foram adicionadas 10 ml da solução de HCl em cada vidraria utilizando uma pipeta graduada de 10 ml completando com água destilada e misturando duas gotas de fenolftaleína que se trata do indicador de pH que cujo ponto de viragem se encontra entre o pH 8,2 e o 9,8 e é indicada pela cor rosa conforme a literatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (154.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com