Pericia contábil
Por: NERDY • 30/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 378 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
4.B -Pertinente a Perícia Contábil
A Perícia Contábil é uma atividade de auxilio em processos judiciais que envolvem o Patrimônio da empresa, e como o patrimônio é o principal objetivo da contabilidade. E necessário para a Perícia que solicite um perito contador que seja Portador de diploma de Nível superior e inscrito regularmente no conselho regional de contabilidade e tenha conhecimento técnico por suas qualidades e experiências. Para verificação e confirmação dos trabalhos realizados e solucionar duvidas existentes. Transparecendo a real situação patrimonial se suas atividades estão de acordo com as normas vigentes por isso é uma informação muito importante aos usuários da pericia.
A Perícia pode ser classificada em diversos critérios um destes é a Pericia Judicial e a Extrajudicial. A perícia Judicial É aquela relacionada dentro dos processos sob o poder judiciário tendo os Juízes como usuários que determinam o requerimento necessário segundo regras legais específicas (Justiça do trabalho, Justiça Civil, Poder Judiciário). A pericia Extrajudicial é aquela realizada entre pessoas físicas e privadas fora do Estado e fora do poder Judiciário seus usuários são Empresários, Sócios e Administradores.
Na atividade Pericial do Perito contador segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade há 8 espécies de procedimentos que o profissional devera realizar que são : Exame, Vistoria, Indagação, Investigação, Arbitramento, Mensuração, Avaliação e Certificação. Todos esses itens são necessários para que o perito forme sua opinião, evidenciando sempre a veridicidade dos fatos de forma ética. Através desses resultados deverá o profissional reunir todas as informações em um documento denominado laudo Pericial Contábil que também deverá ser elaborado de acordo com as normas contábeis.
O laudo devera ser de uso de linguagem simples, objetiva e clara, Uso correto da linguagem, evitando-se ambigüidades, dúvidas. Respostas rápidas, claras e objetivas aos quesitos formulados evitando-se respostas monossilábicas, ser abrangente, proporcionando uma visão generalizada da matéria a ser examinada. Para elaboração se organiza de acordo com a RESOLUÇÃO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC Nº 1.041 DE 26.08.2005
O prazo para realização dos trabalhos e entrega do laudo pericial será determinado pelo juiz devendo assim concluir seu lado com a maior rapidez possível e dentro do prazo determinado, o laudo pericial contábil é o resultado do trabalho do perito contador e por essa razão, deve ser tratado com o Maximo de cuidado e zelo.
...