Pericia contábil
Por: claudenya • 27/10/2016 • Resenha • 1.223 Palavras (5 Páginas) • 399 Visualizações
UNIPLAN
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RESOLUCÕES Nº1.243 E Nº1.244 DO CFC, ORENTACÕES FUNDAMENTAIS PARA O EXERCICIO DA PROFISSÃO DO PERITO CONTADOR.
BRASÍLIA
2016
Claudenia Dantas de farias
02410013130
RESENHA CRÍTICA
Resenha crítica da disciplina Perícia, Avaliação e Arbitragem do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – Brasília.
Professora: Tabita Silva de Brito
BRASÍLIA
2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO............................................................................................................03
- DESENVOLVIMENTO................................................................................................04
3. CONCLUSÃO.............................................................................................................06
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................07
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo das resoluções nº1.243 e nº1.244 do conselho federal de contabilidade, cuja finalidade e orientar o perito contador durante o exercício da sua profissão, onde deve - se leva em consideração os aspectos éticos para que lhe sejam assegurados condições dignas na execução de seu trabalho visando o direito e a justiça.
A avaliação de um perito sobre um problema deve ser realizada dentro de critérios metodológicos rigorosos, para que possa ser traçada de formar sistemática, contribuindo para tomar uma decisão mais acertada, com esse intuito o perito deve seguir estudar, avaliar e observar muito bem as normas aplicáveis a ele de acordo com as normas profissionais do perito contador (NBC TP e NBC PP).
As normas apresentar a importância do trabalho que perito contador tem durante o planejamento e execução do seu trabalho, a grande responsabilidade, pois qualquer desvio à verdade, poderá levar o juiz a incidir um erro.
As normas aplicáveis ao perito contador retratam regras de direito e deveres que este deve cumprir na elaboração de seus trabalhos periciais, estas leis são as bases, para que passar atingir um bom resultado no questionamentos em litígios.
2. DESENVOLVIMENTO
As normas profissionais do perito contador (NBC TP e NBC PP), foram criadas com intuito orientar o perito contador em relação aos seus direitos e deveres na elaboração de seu trabalho pericial. Servindo como base para distinção do que ele pode e não pode realizar quanto ao seu envolvimento num processo, onde as partes, o juiz e demais dependem de sua competência técnica e profissional para um melhor veredicto dos autos do processo.
Segundo a resolução CFC nº1. 244, Conceitua - se "perito e o contador regularmente registrado em conselho regional de contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiências, da matéria periciada"
O perito contador no que tange ao seu papel profissional tem que manter uma postura correta diante das normas que rege sua profissão e seu trabalho, disposto que caso este cometa um erro que prejudique o andamento do processo, estará sujeito a severas punições que vão de multa até cassação do mandato de exercer sua profissão.
E indispensável para exercício do perito contábil qualidades e características que estão enumeradas nas resoluções do conselho federal de contabilidade, estas qualidades e características são imparcialidade e honestidade para que haja evidenciação da verdade levando a uma conclusão justa. Essa profissão necessita de grande aprimoramento dos conhecimentos e muita responsabilidade, pois, o seu exercício compromete decisões judiciais ou extrajudiciais, devendo sempre esta se atualizando perante a legislação para e evitar erros ou falhas inadmissíveis.
O zelo com as informações por se tratar de algo lhe confiado mantendo - se o cumprimento de todos os prazos.
Segundo as normas aprova (NBC- PP )," o termo "zelo" para o perito refere-se ao cuidado que o mesmo deve dispensar na execução de suas tarefas, em relação à sua conduta, documentos, prazos, tratamento dispensado às autoridades, aos integrantes da lide e aos demais profissionais, de forma que sua pessoa seja respeitada, seu trabalho levado a bom termo e, consequentemente, o laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil dignos de fé publica.
...