BULLYING: UM PROBLEMA SOCIAL
Por: gabisaling • 10/11/2017 • Artigo • 2.116 Palavras (9 Páginas) • 418 Visualizações
BULLYING: UM PROBLEMA SOCIAL
Cléia Daiane de Lima Both
Gabriela Saling Queiroz
Vanessa Holzlechner
Marcia Adriana dias Kraemer
RESUMO
Este estudo tem como delimitação temática a analise das situações de tensões ocorridas no ambiente escolar especificamente relacionada ao Bullying. A problematização instaura-se a partir do questionamento se há soluções possíveis para minimizar o Bullying na escola. E a busca pela resposta torna-se o objetivo dessa investigação.
Justifica-se a realização desta pesquisa por se tratar de uma temática de relevância ao entorno, onde se observa grande frequência de ocorrência, uma vez que o estudo possibilitará a compreensão necessária dos pesquisadores, em um primeiro momento, a respeito do fenômeno denominado Bullying para, posteriormente, socializar as informações com a sociedade.
A pesquisa caracteriza-se, portanto, como um estudo de caso na Escola Municipal, Bairro Oliveira, Santa Rosa, RS. Logo tem natureza teórico-empírica, com fins explicativos. Os dados gerados serão analisados de maneira qualitativa, por meio de documentação indireta, bibliograficamente, e direta a partir de entrevista com os docentes e questionário aos discentes.
O método de abordagem é dedutivo, com procedimentos secundários históricos e comparativos. A contribuição obtida foi a de sensibilizar os leitores e a comunidade em geral sobre o tema e um estímulo positivo sobre a neutralização progressiva desse mal social.
Palavras-chave: Direitos Humanos – Educação - Bullying
INTRODUÇÃO
O Bullying que é uma situação caracterizada por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, que durante muito tempo foientendido como inofensivos ou naturais da infância e da relação entre as crianças e adolescentes na escola. Porém, esse tipo de conduta passou a ser preocupante devido a grande repercussão de casos apartir da década de 1970.
Segundo a pesquisadora e educadora CLEO FANTE (2005), o termo tem sido adotado em muitos países para definir o desejo consciente e deliberado de maltratar outra pessoa colocando-a sobtensão. Pode-se dizer que o termo se refere a todo tipo de comportamento intencional agressivo, cruel, e repetitivo, inerente às relações interpessoais, incluindo as relações entre escolares. Nos contextos em que esses comportamentos ocorrem, qualquer característica que não esteja de acordo com os padrões arbitrários de quem pratica o Bullying pode se transformar em “motivo” de perseguição àquele que a possui.
Devido sua incontestável relevância, este tema vem despertando um interesse crescente da sociedade, até mesmo por se tratar de uma questão de abrangência multidisciplinar, envolvendo diferentes ramos de atividade, como a educação, a saúde, e a área jurídica.
Este artigo trata, portanto, do Bullying escolar e busca estudar, refletir e discutir a fim de prevenir, as situações ocorridas na ambiente escolar denominada como Bullying. Através da análise qualitativa por meio de pesquisa com os discentes e entrevista aos docentes.
O artigo tem como objetivo principal a obtenção de resposta para o questionamento, que é o de se há maneiras de minimizar o Bullying escolar. Buscando observar as situações na qual ele se apresenta, a fim de reconhecer esse fato como um problema e buscar ações para combatê-lo. E visa contribuir para estudos sobre a educação, a saúde e a sociedade, para uma compreensão local e global da problemática da violência na escola e de suas implicações individuais e coletivas.
1 METODOLOGIA (CAMINHO METODOLOGICO, PERCURSO METODOLOGICO)
Utilizou-se o método bibliográfico de investigação por meio da pesquisa teórica, na leitura de artigos científicos buscando encontrar na literatura existente as definições e as possíveis implicações do “Bullying”. Sendo que segundo Lakatos e Marconi (1991, p. 40) a metodologia ou o método (...) é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros - traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.
Com esse objetivo, o levantamento das informações acerca do Bullying foi feito através de questionário aos estudantes. Esse que é um instrumento de investigação muito utilizado, de modo a facilitar o conhecimento de determinada população e a compreensão de alguns fatores sociais que, de outro modo, seriam difíceis de avaliar. Este instrumento permite o acesso a um número maior de elementos, sistematização da coleta e gestão da informação, permitindo uma metodologia mais rigorosa e um tratamento mais homogêneo dos dados (QUIVY; CAMPENHOUDT, 2005).
Também será realizada entrevista aos docentes, que é uma técnica de pesquisa que visa obter informações de interesse a uma investigação, onde o pesquisador formula perguntas orientadas, com um objetivo definido, frente a frente com o respondente e dentro de uma interação social (GIL 1999).
A sequência de procedimentos se deu da seguinte forma: primeiramente foi feita uma seleção do material encontrado sobre o tema, optando-se pelas fontes consistentes e pertinentes de acordo com os objetivos da pesquisa. Em seguida, procedeu-se a aplicação do questionário aos discentes e entrevista aos docentes. E posteriormente foi realizada à análise e interpretação dos dados obtidos.
A partir do que se obteve é que se realizou este trabalho.
2 REFERENCIAL TEORICO
Comportamentos incomodativos como o de apelidar ou “zoar” um individuo, durante muito tempo podem ter sido vistos como inofensivos ou naturais da infância e da relação entre as crianças e adolescentes na escola. Porém, esse tipo de
conduta passou a ser seriamente considerada em decorrência de situações
dramáticas que têm ocorrido em diversas partes do mundo envolvendo jovens
que invadem escolas e matam pessoas e/ou cometem suicídio; situações que
se apresentaram ligadas a maus-tratos entre pares na escola.
O Bullying é um conceito específico e muito bem definido,
...