O Mandato de Segurança
Por: alarigomes • 9/5/2019 • Trabalho acadêmico • 289 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
Rocelínio Siquepá, residente em Gama, sofre de convulsões há alguns meses. Assim realizou os exames necessários e foi orientado pelo médico a começar um tratamento com uso contínuo de medicamento controlado.
Em razão de sua situação pessoal, mensalmente comparece ao posto de saúde existente na localidade em que reside, retirando a quantidade necessária do medicamento para os próximos trinta dias. Neste mês, foi informado, pelo Diretor do referido posto, que a central de distribuição não entregara o medicamento, já que o Município, em razão da crise financeira, não pagava os fornecedores havia cerca de seis meses.
Inconformado com a informação recebida, Rocelínio formulou requerimento ao Secretário Municipal de Saúde, autoridade responsável pela administração das dotações orçamentárias destinadas à área de saúde e pela aquisição dos medicamentos encaminhados à central de distribuição, órgão por ele dirigido. Na ocasião, esclareceu que a ausência do medicamento poderia colocar em risco sua própria vida.
Em resposta escrita, o Secretário reconheceu que Rocelínio tinha necessidade do medicamento, o que fora documentado pelo médico consultado, e informou que estavam sendo adotadas as providências necessárias à solução da questão, mas que tal somente ocorreria dali a 160 (cento e sessenta) dias, quando o governador do Estado prometera repassar receitas a serem aplicadas à saúde municipal. Nesse ínterim, sugeriu que Rocelínio procurasse o serviço de emergência sempre que o seu estado de saúde apresentasse alguma piora.
Rocelínio, de posse de toda a prova documental que por si só basta para demonstrar os fatos narrados, em especial a resposta do Secretário Municipal de Saúde, procura você, uma semana depois, para contratar seus serviços como advogado (a), solicitando o ajuizamento da medida judicial que ofereça resultados mais céleres, sem necessidade de longa instrução probatória, para que consiga obter o medicamento de que necessita.
...